23
Janeiro

Alerta Celular é divulgado com ponto de cadastramento no Moda Center

Cadastro é realizado em poucos minutos – Fotos: Assessoria Moda Center Santa Cruz

Foi divulgado pelo comando do 24º BPM que o Moda Center Santa Cruz também será um ponto de apoio para cadastramento da população ao programa Alerta Celular.

De acordo como Coronel Aleixo, comandante do 24º BPM, um quiosque estará em funcionamento durante as segundas-feiras, das 13h às 17h, para cadastramento de pessoas e também dos seus respectivos aparelhos.

“Estamos dispondo de um quiosque com ponto de acesso à Internet para realização de cadastro e informações sobre o programa, além também de serem distribuídos, também no local, panfletos informativos com instruções de como se cadastrar” – citou o comandante.

O quiosque para realização do cadastro fica na Sala do Empreendedor, entre os setores Laranja e Verde, próximo a entrada frontal. A iniciativa vai continuar nas próximas feiras, sem prazo para encerramento.

.

O que é o Alerta Celular?

Para quem ainda não conhece, o programa “Alerta Celular” foi uma iniciativa lançada pelo Governo do Estado, com foco na repressão de roubo e furto de aparelhos celulares.

O programa funciona através do cadastramento dos dados pessoais do proprietário e também do seu celular, mais precisamente do IMEI, que é o número único que cada aparelho possui (algo semelhante ao RG que possuímos). Em poucos passos, o cadastro é realizado de forma rápida.

De acordo com a polícia militar, em operações de abordagens ou ocorrências em que hajam aparelhos celulares com envolvidos ou apreendidos, através de uma consulta rápida, é possível descobrir se o aparelho é roubado ou furtado, assim como a localização de seu verdadeiro dono, ficando mais fácil a sua devolução.

O cadastro no programa também pode ser realizado no link a seguir: Alerta Celular

21
Janeiro

Santa Cruz – Mulher é ferida a faca pelo companheiro na noite desse domingo

Uma mulher, identificada até o momento apenas por Sonia, de idade ainda não divulgada, deu entrada na UPA de Santa Cruz na noite deste domingo (21) com um ferimento provocado por uma faca peixeira.

De acordo com as primeiras informações, ela foi atingida na panturrilha, após uma briga com o companheiro dela, no bairro Malaquias Cardoso, em Santa Cruz.

A vítima foi socorrida por populares e recebe atendimentos na unidade.

O agressor fugiu e não foi localizado.

21
Janeiro

São Domingos – Rapaz bate carro e derruba parte de muro

Um carro modelo Corsa colidiu contra um muro na noite desse sábado (20) em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus. O acidente foi na Rua Argentina, no Loteamento Zé Monteiro.

O carro estava sendo conduzindo por um rapaz que não teve a identidade revelada. Testemunhas relataram que ele perdeu o controle do veículo e foi de encontro à parede.

O motorista sofreu algumas escoriações e foi encaminhado para UPA de Santa Cruz.

21
Janeiro

Veículo é tomado em assalto no centro de Toritama

Mais um veículo foi tomado de assalto na manhã deste domingo (21) no município de Toritama. De acordo com informações da própria vítima, um homem de 32 anos, que terá a identidade preservada, o assalto ocorreu por volta das 5h30, na Rua José Eraldo da Silva, próximo a subestação da Celpe..

Dois criminosos armados em uma motocicleta Honda, CG/preta, abordaram a vítima no momento em que ela estaria saindo de casa. Os elementos levaram o veículo, Chevrolet Celta, de cor cinza e placa PEI-1856 de Toritama.

A vítima prestou um boletim de ocorrência na delegacia de plantão em Santa Cruz do Capibaribe e informou que quem tiver informações pode ligar para 9471-2008.

Números

Em menos de uma semana, cerca de 6 carros foram tomados de assalto no município. Em uma das ações, na última terça-feira (16) os criminosos acabaram morrendo após troca de tiros com policiais do BEPI.

Com informações de Evandro Lins, correspondente em Toritama

21
Janeiro

Alerta Celular – Aparelho cadastrado é recuperado em Vertentes

Com a contribuição do aplicativo ‘Alerta Celular’, a Polícia Militar conseguiu recuperar mais um aparelho celular roubado e entregar ao seu proprietário. A ocorrência ocorreu em Vertentes, nesse sábado (20).

Weverton José da Silva, 20 anos, foi abordado com o produto fruto de roubo, que aconteceu também em Vertentes. Ele foi levado para delegacia de Santa Cruz para prestar esclarecimentos, sobre como conseguiu o objeto.

Outro caso

Durante a noite da sexta-feira (19) a Guarda Civil Municipal de Santa Cruz, apreendeu um jovem com um aparelho na mesma situação. O infrator estava fazendo uso de maconha na quadra da escola Maria Lúcia, quando foi abordado.

20
Janeiro

Plantão – Troca de tiros deixa dois bandidos mortos em Santa Cruz, diz polícia

Armas usadas pelos criminosos, segundo a polícia – Fotos: Jabson Nunes.

Matéria atualizada

A noite deste sábado (20) segue sangrenta na região. Desta vez o caso foi em Santa Cruz do Capibaribe. De acordo com a polícia, dois bandidos foram mortos em confronto com o efetivo da Rocam. O caso aconteceu no bairro da Palestina.

Abraão tinha 18 anos e posava para fotos, com armas de fogo.

Um dos mortos foi identificado por Antônio Abraão de Lima, 18 anos. De acordo com a polícia, ele estava realizando constantes assaltos, já tendo sido apreendido por diversas vezes.

Atualização às 8h40 (21/01/18)

Apenas durante a madrugada, a polícia repassou a identificação do segundo morto no confronto. Trata-se de Sandro Clécio de Assis. Ele tinha 29 anos. A polícia apreendeu com eles, dois revolveres calibre 38, um simulacro de pistola, três munições (duas deflagradas) dois celulares, além de 13g de maconha.

O caso – A polícia informou que realizava rondas de rotina, durante a noite, no Bairro da Palestina. Ao perceber uma casa aberta foi verificar e, antes de chegar ,foi recebida a bala, respondendo os tiros.

Ainda de acordo com a polícia, cada um dos mortos, estava com uma arma. Eles ainda foram socorridos para a UPA local, mas faleceram pouco tempo depois. Nenhum policial saiu ferido.

 

 

 

20
Janeiro

Assassinado em São Domingos era foragido de Canhotinho

A polícia revelou a identidade da vítima assassinada a tiros, na noite deste sábado (20), no município de Brejo da Madre de Deus. O fato se deu em um beco, na Travessa Tiradentes, na conhecida Barrinha, localizada distrito de São Domingos. Na ocasião um adolescente ficou baleado.


José Antônio da Silva Nascimento (conhecido Toinho, de 26 anos) morreu no local. Ele foi atingido por tiros na cabeça, queixo, tórax e braço. De acordo com a polícia ele era foragido do presídio de Canhotinho, onde respondia por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. A polícia civil encontrou 60 pedras de craque no bolso dele.

Um adolescente de 15 anos foi baleado e socorrido para UPA de Santa Cruz do Capibaribe. Ele informou apenas que elementos em motos praticaram o crime. A vítima realiza exames na UPA, para saber se a bala ficou alojada e se é necessária a transferência para outro hospital do estado.

Ainda existe a suspeita de que há outra vítima baleada. A polícia faz rondas nas proximidades.  

Nossa equipe acompanha o caso. Aguarde mais informações.

 

20
Janeiro

Noite violenta – São Domingos registra crime de morte e tentativa de homicídio

O município de Brejo da Madre de Deus contabilizou um crime de morte e uma tentativa de homicídio na noite deste sábado (20). O fato se deu na Barrinha, no distrito de São Domingos. A vítima ferida tem apenas 15 anos, ainda não há maiores detalhes sobre a vítima morta.

De acordo com as primeiras informações, colhidas até o momento no local, o adolescente ferido disse apenas que dois elementos, em uma moto, praticaram o crime.

Ele recebe atendimento na UPA de Santa Cruz, onde realiza exames para saber se a bala ficou alojada e se é necessária a transferência para outra unidade do estado.

Nossa equipe acompanha o caso. Aguarde mais informações.

 

20
Janeiro

Homem é detido por tentativa de furto

Foi apresentado na delegacia de Santa Cruz na noite dessa sexta-feira (19), Mario Borges (37 anos), acusado de tentar furtar objetos de dentro de um carro.

Ele foi detido no Bairro Novo, às margens da PE-160, por uma policial da Rocan que está de licença médica.

Um empresário, dono do veículo modelo Fiat, prestou queixa na delegacia. Mário ficou à disposição do delegado de plantão.

19
Janeiro

Plantão! Homem é assassinado dentro de oficina e dois são baleados, em Santa Cruz

Vítima tinha 30 anos. Fotos: Jabson Nunes.

 

Na noite desta sexta-feira (19) um homicídio foi registrado em Santa Cruz do Capibaribe. O crime, que vitimou um homem, aconteceu na Avenida Jatobá, nas proximidades do terminal rodoviário, no Centro da cidade. Na ocasião outras duas pessoas ficaram feridas.

De acordo com informações de testemunhas, repassadas à polícia, Everton Vieira de Araújo (conhecido por Dodô, 30 anos) estava em uma praça, quando dois elementos em uma moto modelo Brós preta se aproximaram.  O garupa, que estaria sem capacete, iniciou os tiros.

A vítima ainda correu para dentro de uma eletrônica, na tentativa de fugir dos algozes, foi seguido e executado por trás de um balcão.

A Polícia Civil identificou dez perfurações no corpo de Dodô, cinco delas na cabeça. Os outros tiros acertaram o pescoço, braço e costela. Dentro da oficina a polícia encontrou 5 cápsulas de pistola calibre 380.

Foi repassado à polícia que Dodô já teria sofrido uma tentativa de homicídio, na Rua Coronel Luiz Alves (conhecida Rua dos Currais).

Testemunhas relataram ainda que, ao sair do estabelecimento, o atirador deu um tiro para o alto, ‘comemorando’ a morte do rival.

A polícia informou que a vítima tinha passagens pela justiça, não foi informado a motivação. Este foi o quinto homicídio no município, neste mês de janeiro.

Atualizado às 3h

Outras vítimas

Em meio aos tiros, outros dois homens, que estavam nas proximidades, também ficaram feridos. José Calumby da Silva (48 anos) e Heleno Higino de Lima (65 anos). Ambos foram levados para UPA local.

De início, foi informado, à nossa equipe, que o tiro havia atingido José Calumby na perna, no entanto, mais tarde foi repassado a gravidade do seu quadro de saúde, com o disparo que lhe acertou na altura do pulmão.

 

 

 

19
Janeiro

Alerta celular – Dois terminam na delegacia de Santa Cruz por estarem com celulares roubados

Casos fora registrados na delegacia de plantão – Fotos: Jabson Nunes

Mais dois jovens terminaram na delegacia de plantão em Santa Cruz por estarem com celulares roubados. O diagnóstico dos aparelhos foi feito graças ao programa “Alerta Celular”, com foco na repressão de roubos e furtos de aparelhos.

O primeiro a ser apresentado foi Edson Jorge Ferreira (26 anos), que foi abordado na Avenida Luiz Cecílio de Santana, no distrito de São Domingos e, de acordo com o policiamento, o celular que ele estava constava como roubado.

Já o segundo foi apresentado na noite de quinta-feira (18). De acordo com informações da PM, ao realizar abordagens na principal avenida do bairro Santo Agostinho, foi localizado com Allef Renato Pereira de Lira (de idade não informada) outro celular, que havia sido roubado em agosto de 2016.

Os dois envolvidos ficaram à disposição da Justiça.

.

 .

O que é o Alerta Celular?

Para quem ainda não conhece, o programa “Alerta Celular” foi uma iniciativa lançada pelo Governo do Estado, com foco na repressão de roubo e furto de aparelhos celulares.

O programa funciona através do cadastramento dos dados pessoais do proprietário e também do seu celular, mais precisamente do IMEI, que é o número único que cada aparelho possui (algo semelhante ao RG que possuímos).

De acordo com a polícia militar, em operações de abordagens ou ocorrências em que hajam aparelhos celulares com envolvidos ou apreendidos, através de uma consulta rápida, é possível descobrir se o aparelho é roubado ou furtado, assim como a localização de seu verdadeiro dono, ficando mais fácil a sua devolução.

O cadastro no programa pode ser realizado no link a seguir: >>> Alerta Celular

.

O alerta – O furto e o roubo de celulares são dois tipos de crimes que, de acordo com a Secretaria de Defesa Social do Estado, mais acontecem no estado e ocorrem por conta de uma demanda feita por pessoas que ainda insistem em comprar ou adquirir aparelhos, de acordo com as polícias Militar e Civil, de procedência duvidosa, sejam eles com preços muito abaixo do mercado ou sem a nota fiscal por exemplo.

Ainda de acordo com as polícias, o ideal é sempre insistir na compra de aparelhos com procedência e com nota fiscal.

18
Janeiro

Em Toritama – BEPI e GCMs desarticulam quadrilha de assaltantes e desmanche de motos

Parte da quadrilha detida – Imagens cedidas pela Polícia Militar

Policiais militares do BEPI e também Guardas Municipais de Toritama conseguiram deter uma quadrilha e desarticular um desmanche de motos. De acordo com as informações repassadas pelos PMs que estiveram na ocorrência, uma vítima procurou os policiais e informou que fora tomado de assalto seu veículo, uma moto Bros 160cc de placa PDB-9392.

Diante das informações, uma equipe começou a realizar diligências e, ao chegar na Avenida Planalto (Loteamento de mesmo nome) foi localizado, dentro de uma casa, 04 motocicletas em posse de 05 suspeitos. Um deles chegou a fugir de acordo com os PMs.

Durante a abordagem, foi localizado na cintura de Filipe da Silva Nunes (18 anos) um simulacro de pistola. Com Willian Moisés da Silva (19 anos) foi localizado na sua cintura um outro simulacro de pistola. Também foi localizado com um adolescente de 17 anos, nove pedras de crack e R$ 30,00 em dinheiro.

Também foi informado por Wesley Luiz Chagas dos Santos (20 anos) que, na residência a qual estavam em frente, possuía mais peças de motos roubadas e, após autorização da proprietária, foi realizado, com apoio da Guarda Municipal de Toritama, uma busca na residência onde foram localizadas diversas peças de motos roubadas, uma munição deflagrada (calibre 12) e uma outra munição deflagrada de calibre 38, além de quatro aparelhos de celular e um relógio.

Ainda de acordo com os policiais, a mulher informou que o outro suspeito que fugiu foi o filho dela, identificado por Lucas Leandro de Oliveira Silva (20 anos) que, após informações, foi localizado no Sítio Terra Seca, município de Vertentes e também acabou detido.

Com ele, estava 23 pedras de crack e R$ 50,00 em dinheiro. Todo o material e os suspeitos foram levados para delegacia de plantão de Santa Cruz do Capibaribe. O caso foi registrado na última quarta-feira (17).

 

18
Janeiro

Em Santa Cruz – Guarda Municipal pode estar usando armas ainda esse semestre, afirma secretário

Fotos: Eliton Araújo

Em entrevista concedida ao Blog, o Secretário de Defesa Social de Santa cruz, tenente-coronel Sena, falou sobre como anda a questão para o armamento da Guarda Municipal em Santa Cruz. O assunto foi questionado durante o intervalo da reunião em que o mesmo participava com representantes da Secretaria de Defesa Social do estado (SDS-PE), que tratava sobre números da violência e estratégias para o Pacto pela Vida. Sobre o tema, o secretário municipal trouxe algumas novidades.

De acordo com ele, a secretaria já está com autorização para compra de coletes a prova de balas entre outros, além das pistolas taser (que usa de choque elétrico para imobilização, de menor letalidade), além de pontuar uma data para autorização a compra de armas de fogo.

“Estamos autorizados a comprar (os tasers) e, dentro de dois meses, já deve estar saindo, do Exército, a nossa autorização para que possamos comprar o armamento letal. São pistolas calibre 380 e, saindo, vamos cadastrar junto a Polícia Federal (PF). Esse protocolo já foi feito (…) e o prefeito Edson Vieira já enviou ofício à PF com a intenção de firmar esse convênio para que possa o guarda a ser autorizado, depois de todos os testes, os que estiverem aptos a usar armas de fogo, em serviço” – frisou.

Ainda de acordo com o secretário, já se foi feita a tomada de preço junto a empresa fornecedora das armas de fogo e se mostrou confiante quanto a esse armamento acontecer ainda este ano.

 

“Esse processo sendo autorizado, vamos atrás da verba para que possamos adquirir esse armamento e amar a Guarda Municipal. Quanto ao treinamento, isso é feito dentro de um mês e tem as empresas que são conveniadas com a PF… Temos o contato, temos o orçamento e tudo isso já está bem encaminhado” – frisou.

Ainda segundo ele, até junho se espera que a Guarda Municipal já esteja usando armas em serviço. Ouça a entrevista na íntegra:

18
Janeiro

Reunião da SDS discute estratégias e aponta datas para novas ações no enfrentamento a violência em Pernambuco

Fotos: Thonny Hill e Assessoria SDS-PE

Na tarde da última quarta-feira (17) foi realizado no Moda Center (em Santa Cruz do Capibaribe), uma reunião promovida pela Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS-PE). A reunião, de acordo com organizadores, tinha como objetivo tratar o programa “Pacto pela Vida”, assim como a apresentação de números da violência no estado e a discussão de estratégias para enfrentamento.

Estiveram presentes do Secretário Executivo de Defesa Social, Humberto Freire; prefeitos, vice-prefeitos e políticos de Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga, Toritama, Brejo e Vertentes, além de representantes das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. A reunião aconteceu a portas fechadas, mas o secretário expôs algumas dessas estratégias que, de acordo com a SDS, já devem ser aplicadas nos próximos dias. Nossa equipe de reportagem conversou, com exclusividade, com o secretário executivo.

 

Novas equipes nas delegacias – Em entrevista, o secretário Humberto Freire afirmou que o estado vem desenvolvendo ações para o enfrentamento aos números alarmantes da criminalidade. De acordo com ele, o segundo semestre de 2017 contou com redução nos índices, que as estratégias adotadas estariam surtindo efeito e que, no próximo mês, as delegacias da Polícia Civil terão reforço nos efetivos.

“Estamos recompletando nosso efetivo. Temos 140 novos delegados, 90 escrivães e 620 agentes que, a partir de fevereiro, garantirão que todas as delegacias do estado terão seu delegado, sua equipe de investigação e seu escrivão. Isso fortalecerá o combate não só a homicídios, mas a todo tipo de criminalidade” – disse.

Repressão ao tráfico de drogas – Ainda segundo ele, outras ações no combate ao tráfico de drogas, apontado como principal causador do aumento da violência, serão implantadas. Ele afirmou que serão inauguradas nove Delegacias de Repressão ao Tráfico de Drogas, sendo seis destas no interior do estado.

“Isso vai interiorizar uma ação que antes só existia na região metropolitana” – disse.

Reforço nos batalhões – Questionado sobre quando os batalhões da Polícia Militar, a exemplo do 24º BPM, ganhariam reforço em seus efetivos, o secretário citou que os mesmos serão reforçados a partir de março, com a formação dos novos policiais no final de março.

“Estamos concluindo a divisão desses novos policiais. Estamos finalizando a proposta que será feita de divisão de efetivo para que possamos fortalecer onde se está mais carente” – pontuou.

Continuidade de operações – Ainda segundo o secretário, operações a exemplo da “Operação Têxtil”, realizada durante o aquecimento das vendas de final de ano no Moda Center e em outras cidades estão como parte do calendário da SDS e citou que outras operações, a exemplo da Operação Carnaval, já estariam prontas.

Ouça a entrevista concedida pelo secretario, na íntegra:

17
Janeiro

Plantão! Mulher morre vítima de choque quando usava carregador do celular

Fotos: Jabson Nunes

Na noite desta quarta-feira (17) uma mulher perdeu a vida em decorrência de choque elétrico. De acordo com as informações, o fato aconteceu na Rua Pereira Torres Galindo, no bairro São José.

De acordo com paramédicos que integram a equipe do SAMU, Gércica Bárbara da Trindade (30 anos) teria recebido a descarga elétrica enquanto usava o carregador de um celular. O corpo foi periciado e removido para o IML, na cidade de Caruaru.

 

.

 

 

17
Janeiro

Na Paraíba – Principal shopping de Campina Grande é alvo de grande ação criminosa durante a madrugada

Na madrugada desta quarta-feira (17) uma explosão a caixa eletrônico seguido de assalto a uma joalheria foram registrados na cidade paraibana de Campina Grande, mais precisamente no Partage Shopping, o principal daquela cidade.

De acordo com informações divulgadas pela polícia militar paraibana ao Portal G1, o grupo fortemente armado chegou ao shopping por volta das 4h em quatro carros e teve acesso a área do caixa eletrônico arrombando a porta do local, usando um dos veículos.

Quem passava, era feito refém pelos bandidos. Após a explosão, ainda de acordo com a polícia, os criminosos se dirigiram até uma joalheria também no shopping e diversas joias foram levadas. Vários tiros chegaram a ser disparados pelos bandidos, mas ninguém ficou ferido.

Dois fatos que chamam a atenção é que todo o crime aconteceu bem próximo a uma delegacia da Polícia Federal, que fica a cerca de 50 metros do shopping, e também de uma delegacia da Polícia Civil, que fica a 300 metros do local.

O Partage Shopping está localizado na Avenida Severino Bezerra Cabral, no bairro José Pinheiro, considerada uma das principais e mais movimentadas vias de acesso da cidade. Até o momento, ninguém foi preso.

Página 1 de 169123...1020...Última »

Notícias Anteriores