13
dezembro


Recife sediará seminário sobre moda sustentável

 

Moda e Meio Ambiente são o foco do V Seminário de Moda Sustentável que acontecerá no auditório da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli), próximo sábado (15), a partir das 16h. O Seminário faz parte do calendário do II Concurso Cultural Moda que Recicla, uma ação da Modateca, projeto de extensão da Universidade de Pernambuco (UPE), voltado para as questões que envolvem a Moda e a Sustentabilidade.

 

O Seminário, que é gratuito e aberto ao público, reunirá estudantes, professores e profissionais da Moda do Estado, criadores, fashionistas, e representantes do Governo e da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco. São 200 vagas e as inscrições são realizadas pelos sites www.modatecavirtual.com.br e www.marcopemoda.com.br.

 

O debate conta com diversos nomes do estudo e da produção da moda pernambucana. Um deles é o empresário Edilson Tavares, dono da lavanderia Mamute, que falará sobre os desafios da sustentabilidade nas lavanderias. Edilson esclarece que chegou o momento de quebrar o paradigma de que a sustentabilidade é uma prática onerosa as empresas. “É preciso mostrar ao empresário que desperdiçando menos água, energia, matéria-prima e gerando menos lixo e poluição é possível ter mais lucro, competitividade, satisfação do consumidor, produtividade e qualidade ambiental”, completa.

 

A gerente de segmentos econômicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), Verônica Ribeiro, também participará da mesa e falará sobre o projeto Marco Pernambucano da Moda como ferramenta de sustentabilidade na Cadeia Têxtil e de Confecções (Cadeia T&C). Sobre a importância do Seminário à Cadeia T&C, a gerente afirma que “a integração com outras instituições para discutir Moda como ação estratégica para Pernambuco é muito importante para o setor e, por isso, estamos fazendo isso na pratica”.

 

Após o debate, haverá a Reunião de Acolhimento dos candidatos do projeto Marco Pernambucano da Moda, que é uma incubadora de empreendedorismo e criação; e o desfile de encerramento do II Concurso Cultural Moda que Recicla, com looks desenvolvidos pelas equipes das instituições de ensino sobre o tema do Seminário.

 

O V Seminário de Moda Sustentável é uma iniciativa da Universidade de Pernambuco (UPE), da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

 

Concurso Cultural Moda que Recicla

 

A finalidade do concurso é fomentar na sociedade as discussões sobre o Meio Ambiente e a Moda. Equipes de alunos de cursos superiores e cursos técnicos do Norte e Nordeste, ligados á Moda, concorrem através da criação de looks feitos a partir dos refugos da Cadeia Produtiva de Têxteis e Confecção, fornecida pela organização do concurso, que é promovido pela Modateca, projeto de extensão da Universidade de Pernambuco (UPE)

 

Marco Pernambucano da Moda

 

Criado em 2012 pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), o Marco é uma incubadora de design voltada á profissionalização da criação e do empreendedorismo para estudantes e profissionais da Indústria da Moda do Estado que trabalham nos segmentos de vestuário, acessórios, têxteis e ambientes.

O Marco Pernambucano da Moda é um projeto do Programa Pernambuco Criativo, executado a partir de convênio, no valor de R$ 1.956.293,85, firmado entre a SDEC e a PetroquímicaSuape. O Marco funcionará nas instalações do antigo prédio da Secretaria de Planejamento e Gestão, na Rua da Moeda, nº 47, bairro do Recife Antigo e contará com espaços para eventos e mostras.

 

Serviço:

V Seminário de Moda Sustentável

Auditório da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli), próximo sábado (15), a partir das 16h.

Inscrições pelos sites www.modatecavirtual.com.br e www.marcopemoda.com.br

Informações: (81) 9809 1112

 

Contatos:

Izabele Barros (UPE): (81) 9488 4084

Verônica Ribeiro (SDEC): (81) 3224 0458

Edilson Tavares (Lavanderia Mamute): (81) 94621048

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores