18
julho

SENAI Santa Cruz participará do Estilo Moda Pernambuco 2019


De 25 a 29 de julho, Santa Cruz do Capibaribe recebe a quarta edição do Estilo Moda Pernambuco (EMP). Este ano, o tema do evento será Moda 4.0 e contará com mais de 40 desfiles e com a participação de mais de 70 marcas, em uma programação que valoriza as novas formas de pensar, produzir e consumir moda, a partir da utilização da tecnologia.

Em parceria com o Sebrae, o Sistema FIEPE, através das unidades do SENAI de Santa Cruz do Capibaribe e do Instituto SENAI de Inovação (ISI), estará presente com um estande que promete atrair um grande público durante os dias de evento. Inovações tecnológicas poderão ser conferidas pelo público na exposição “Planta de Confecção 4.0”, do SENAI CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), que vem do Rio de Janeiro, e vai mostrar de perto como funciona o sistema de espelho virtual, uma planta que faz parte da indústria 4.0.

“As pessoas poderão utilizar o espelho virtual para verificar e escolher as medidas das roupas, em uma apresentação visual que vai aparecer no espelho. Uma mesa touch fará a seleção dos tipos de tecidos e cores. Além disso, os participantes visualizarão toda a planta em óculos 3D, para entender melhor como funciona a confecção”, afirmou a diretora do Senai Santa Cruz do Capibaribe, Cristina Barbosa.

Em parceria com o SENAI Minas Gerais, a unidade de Pernambuco apresentará o designer robô que fará o trabalho de criação de peças durante o evento. Será a oportunidade das pessoas conhecerem os processos que apoiam as indústrias no trabalho de modernização rumo à nova revolução industrial.

O Instituto de inovação em TICS levará também uma plataforma de virtualização da indústria da confecção e do processo produtivo. Trata-se da MInA (Minha Indústria Mais Avançada), plataforma de gestão e controle de nuvem, que demostra como o empresário pode acompanhar a produção das peças em tempo real. “A costureira estará confeccionando uma peça e à medida que for concluindo, vai contabilizar através de um sensor óptico, e o empresário já visualiza na tela do celular a produção sendo gerada”, destaca Cristina.

“O empresário poderá experimentar e tudo isso pode acontecer, de fato, dentro da indústria, em um processo virtualizado e robotizado”, finalizou.

Para mostrar como aplicar o conceito 4.0 na prática, o Sistema FIEPE em parceria com o Moda Center Santa Cruz, preparou um desfile conceitual. A coleção “Neogênese”, assinada pelo designer de moda Cleber Lima, busca propor a transição sobre as novas competências do design alinhadas à construção da confecção 4.0. Composta por três cápsulas de design, a coleção investe em elementos funcionais do guarda-roupa e propõe uma evolução de características, para que transitem por diferentes situações de uso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores