25
abril

Secretário afirma que cirurgias retornam em maio, e suspensão aconteceu de forma organizada


Breno FeitozaFotos: Ramire Lins.

Participando do Programa ‘Estúdio 1’ da Rádio Polo FM, nesta segunda-feira (25), o Secretário de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Breno Feitosa, falou, entre outros assuntos, sobre a suspensão de algumas cirurgias eletivas no Bloco cirúrgico do Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão.

De acordo com o Secretário, a unidade optou, por vários motivos, suspender algumas cirurgias no local, com retorno previsto para a segunda quinzena do mês de maio. Atualmente, apenas cirurgias oftalmológicas estão sendo possíveis. No entanto, afirma ele, pacientes que procuram a secretaria do município, com toda documentação, estão sendo encaminhados e conseguindo fazer os procedimentos, de forma normal, em até 20 dias, no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.

“É importante dizer que são cirurgias eletivas. Isso significa que são cirurgias agendadas, não cirurgias de urgência. Nosso bloco nunca se propôs fazer cirurgias de urgência porque se fosse assim, ele teria que funcionar 24h por dia, todos os dias. Então estamos de forma planejada, organizando para termos os equipamentos que a nossa equipe técnica solicitou, para que tivesse uma qualidade e segurança maior, por que mudam os equipamentos e cada vez mais modernos e seguros. E está no nosso calendário para reiniciar em maio. Discordo da palavra ‘polêmica’ por que não vejo polêmica nisso”, falou.

Ainda segundo o secretário, além das mudanças e adaptações nos equipamentos, com algumas trocas, destaca o período crítico, no fim de 2015, com o surto de virose.

“Passamos por uma dificuldade grande e notória, durante o período das viroses entre outubro até o fim de ano e, claro, naquele momento, o ambiente não era propício para fazer cirurgias nem oftalmológicas. Além de concentrar esforços para atender aquelas demandas, existia também um risco muito grande de contaminação dos pacientes. Então, como não são cirurgia de urgências, optamos por manter o bloco sem funcionar para retornar agora em maio de forma bem natural”, falou.

IMG_6788

 

Sem percas

Durante o período, o secretário reafirma que paciente devidamente documentados, podem fazer seus procedimentos em Caruaru, sendo encaminhados pela secretaria de saúde se Santa Cruz, num período de 20 dias, no máximo.

“Fomos contemplados pelo Estado, com o advento da UPA-E e também com o bloco do Mestre Vitalino. Lembrar que o sistema é integrado e Santa Cruz também foi contemplada, com esse sistema de saúde. Temos conseguido marcar vários processos cirúrgicos, como de vesículas, hérnia em parceria com o governo do Estado. Independente disso, até por comodidade da nossa população, vamos reiniciar aqui, na segunda quinzena de maio”, argumentou.

Dívidas passadas

Breno aproveitou a oportunidade para afirmar que, em 2013, o município recebeu uma dívida da gestão anterior de cerca de R$ 300 mil em procedimentos cirúrgicos, que estava sendo cobrada pelo Ministério da Saúde. A cobrança seria em virtude da não prestação de contas das cirurgias realizadas.

“Cabia ao município duas opções. Uma seria parcelar essa possível dívida, já descontando deduzido automaticamente do recurso para o bloco em parcelas de R$ 100 mil, ou o município ampliaria um prazo negociado com o ministério”, falou.

De acordo com ele, o município decidiu por reabrir o bloco operando sem receber recursos federais. Entre elas cirurgias de médio porte, como oftalmológicas, cesarianas de hérnia, vesículas, etc.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores