13
novembro

Novo bafômetro identificará condutor alcoolizado através da fala em Pernambuco


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) utilizará pela primeira vez em Pernambuco, durante a Operação Proclamação da República, um novo equipamento que é capaz de indicar em uma fração de segundos se o condutor ingeriu ou não bebida alcoólica, é o etilômetro passivo.

O equipamento detecta a presença de álcool no organismo através da fala do condutor, onde caso exista indícios da presença do álcool, uma luz se acende, mas caso o condutor não tenha ingerido bebida alcoólica a luz será verde.

O etilômetro passivo deverá agilizar a questão da fiscalização, já que constata a presença de álcool em média entre cinco e dez segundos, sendo que o equipamento tradicional demora cerca de minutos para exibir o resultado.

Caso seja flagrado sob efeito de álcool, o condutor está sujeito a uma multa no valor de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 1 ano e poderá ser encaminhado à delegacia de Polícia Civil, dependendo do índice de álcool apresentado.

A estreia do equipamento acontece na Operação Proclamação da República, que terá início a partir desta quinta-feira (14) e seguirá até o domingo (17).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores