10
junho

História e festejos juninos em destaques durante a semana


Estúdio 1 - Fogoió

No embalo do mês mais nordestino de todos, o programa ‘Estúdio 1’ priorizou, durante esta semana, a cultura popular. Professor Jota Oliveira, Marivaldo fogueteiro, Fogoió dos 8 baixo (homenageado do São João da Moda 2016) e o gestor de Cultura de Santa Cruz do Capibaribe, Gilberto Geraldo, foram alguns dos entrevistados.

Com causos, curiosidades, músicas e ótimas histórias, ouvintes realizaram verdadeiras viagens no tempo, relembrando antigos eventos e personagens, que marcaram época, no município.

Além disso, o programa recebeu integrantes da Comissão de estudos e levantamento histórico da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel, que iniciaram pesquisas sobre a principal igreja do município. O levantamento servirá para elaboração de um livro e exposições no centenário da paróquia, a ser comemorado em 2018.

Confira as entrevistas, na íntegra:

Segunda – Professor Jota Oliveira relatou histórias de festejos antigos na cidade. Músico e puxador de quadrilhas, também contou das disputas e apresentações que marcaram época, na capital das confecções.

Terça – Descendente de tradicional família de fogueteiros em Santa Cruz, Marivaldo, deu dicas de manuseio e tipos de fogos de artifícios mais usados durante o período. Ele afirmou, durante sua participação, que a tradição familiar pode ter fim nos próximos anos. Já são mais de 70 anos na produção do material.

Quarta – Componentes da Comissão de estudos e levantamento histórico da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel, realizam pesquisas para comemoração do Centenário da mesma, a ser celebrado em 2018. Marivaldo Andrade e os professores Erikson Barros e Jorge Dantas, falaram do início e objetivo dos trabalhos.

Quinta – Organização para o São João da Moda 2016, foi pauta com João Balbino da Silva, popular ‘Fogoió dos oito baixos’, homenageado do ano, em Santa Cruz do Capibaribe, e Gilberto Geraldo, gestor municipal de cultura. Os artistas aproveitaram a oportunidade para cantar algumas músicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores