07
maio

Corpo de radialista Francisco Amaral é sepultado com homenagens, em Santa Cruz


Fotos: Jabson Nunes

Na tarde desta segunda-feira (07) foi sepultado o corpo do puxador de quadrilhas e radialista Francisco Amaral.

Com a idade de 74 anos, ele faleceu no último domingo (06) em decorrência de problemas respiratórios, que continuaram a acontecer durante o trajeto de transferência da UPA 24h, de Santa Cruz do Capibaribe, para outra unidade hospitalar na cidade de Palmares.

O velório aconteceu durante todo o dia na Câmara de Vereadores, sendo seu corpo levado, em carro aberto, para o cemitério São Judas Tadeu, onde foi sepultado. As cerimônias foram acompanhadas por vários amigos do rádio, de várias gerações.

Considerado o “pai da comunicação” em Santa Cruz, também tinha forte influência não só no cenário radiofônico, mas também na preservação da cultura nordestina, em especial aquela associada aos elementos juninos.

Amaral foi, durante vários anos, puxador de diversas quadrilhas em arraiais tradicionais do município e da região, tradição que foi herdada pelo filho Fernando Amaral (foto abaixo), que hoje é líder do premiado grupo Quadrilha da Sulanca que, inclusive, fez apresentações durante todo o cortejo.

 

Biografia:

Francisco Samuel do Amaral nasceu em 4 de fevereiro de 1944 em Japecanga, zona rural de São Caetano. Seus primeiros trabalhos radiofônicos foram em Caruaru na década de 60, principalmente na Rádio Cultura. Francisco chegou em Santa Cruz em 1º de janeiro de 1967, onde se firmou como referência na comunicação e espelho para jovens aprendizes e fundou a ‘AL Propaganda’.

Poucos tempos depois, ele percebendo a ausência de rádio no município, montou o seu sistema de divulgação e propaganda que consistia em difusoras em postes espalhados pelas ruas da cidade. A iniciativa serviu de escola para diversos radialistas de nossa cidade, a exemplos de Jota Oliveira, Geraldo Silva, Geraldo Costa e Ronaldo Pacas.

Francisco Amaral foi o principal responsável por organizar e expandir as quadrilhas de ruas de Santa Cruz do Capibaribe. Nas vaquejadas, ele foi considerado o maior locutor da região. Ele trabalhou nas Rádios Vale do Capibaribe AM, Comunidade FM e Santa Cruz FM.

Na política, Francisco foi candidato a Vereador em 1996, quando obteve apenas 85 votos. Em 2009, ele foi o homenageado do São João de Santa Cruz, e no mesmo ano recebeu o Título de Cidadão Santa-cruzense pela Câmara de vereadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores