19
agosto

Comunicado indica redução da idade mínima para imunização de bebês contra o sarampo


Santa Cruz, Taquaritinga, Vertentes e Frei Miguelinho estão entre os municípios citados

.

Crianças de 6 meses a menores de 1 ano, que moram em nove municípios pernambucanos, deverão ser vacinadas contra o sarampo. Em função dos recentes casos confirmados da doença no estado e daqueles investigados, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) emitiu comunicado reduzindo a idade mínima para imunização dos bebês.

O comunicado abrange crianças residentes nas cidades de Recife, Paulista, Bezerros, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho e Salgueiro. A nova orientação tem como objetivo ampliar a proteção desse público, que deve seguir o calendário vacinal normal a partir dos 12 meses.

Até então, crianças entre seis meses e menores 1 ano só deveriam ser vacinadas caso fossem viajar para os municípios com surto da doença, como São Paulo, respeitando o limite mínimo de 15 dias antes do deslocamento. A mudança e a seleção dos nove municípios pernambucanos ocorreu por eles serem os de maior risco de circulação viral.

A diminuição da idade mínima para vacinação nesses municípios, não altera o calendário habitual de vacinação. Essa é uma estratégia que já foi adotada em outros surtos, como ocorreu em 2013. Em 2019, até 27 de julho, 85% das crianças com 1 ano fizeram a primeira dose da tríplice viral e 63% a segunda. A meta mínima é de 95% de cobertura, ou seja, o estado está dez pontos percentuais abaixo do ideal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores