16
janeiro

Câmara de Defesa Social discute segurança pública em Santa Cruz do Capibaribe


Vinculado ao Pacto pela Vida, colegiado reúne SDS e autoridades da região para tratar de ações integradas de prevenção à violência

O município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado, recebe, nesta quarta-feira (17/01), a primeira reunião descentralizada da Câmara de Defesa Social, em 2018. Coordenado pelo secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, o colegiado reunirá prefeitos, juízes e promotores da Região, assim como gestores das polícias Militar, Civil e Científica e do Corpo de Bombeiros. O intuito é discutir ações conjuntas de prevenção e combate à violência. Com início previsto para as 14h, o encontro será realizado no auditório do Moda Center, no km 12, da Rodovia PE-160.

Vinculada ao Pacto pela Vida (PPV), a Câmara de Defesa Social conta com reuniões semanais, em Recife, onde são identificadas e discutidas ações transversais de outras secretarias e esferas de governo com o objetivo de serem implementadas às reuniões do PPV. Esse é o quinto encontro descentralizado do grupo, que em 2017, esteve nos municípios de Vitória de Santo Antão, Caruaru, Serra Talhada e Arcoverde.

“Descentralizar esses encontros é fundamental para a interiorização das estratégias e ações de segurança no Estado. Nessas reuniões, temos a oportunidade de discutir os índices de criminalidade nos municípios e traçar um planejamento, ouvindo as opiniões e sugestões dos profissionais que atuam diretamente na região”, comenta o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire.

OPERAÇÕES – Além das operações de rotina que vêm sendo colocadas em prática pelas forças de segurança em todo o Estado, municípios do Agreste, como Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru, vêm recebendo uma série de operações especiais, como a Operação Força no Foco, Operação Têxtil e Operação Papai Noel.

A primeira, uma ação conjunta das policias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, tem o intuito de cumprir mandados de busca e apreensão em aberto, assim como dar encaminhamento a inquéritos de homicídios em aberto na cidade. Já a segunda foi colocada em prática nas últimas feiras do ano de 2017, trazendo maior segurança aos pólos de confecções das cidades. Por fim, a Operação Papai Noel incrementou o efetivo de policiais militares, durante o mês de dezembro, em grandes centros de compras, com o intuito de oferecer mais segurança para lojistas e consumidores.

Importante ressaltar ainda que o Agreste também foi contemplado, em novembro, com o Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP). Inaugurado em Caruaru, a unidade conta com 300 homens e mulheres divididos em quatro companhias formadas por unidades especializadas, que incluem efetivos das Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas (Rocam), Radiopatrulha, BPChoque, CIPCães e Policiamento de Trânsito.

Já com foco no combate ao tráfico de drogas, Caruaru passou a contar com uma equipe descentralizada do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), que tem fortalecido o combate às quadrilhas responsáveis pelo tráfico de entorpecentes na Região.

Serviço: Reunião da Câmara de Defesa Social em Santa Cruz do Capibaribe

Local: Moda Center Santa Cruz – Rodovia PE-160, Km12, Santa Cruz do Capibaribe/PE

Data/Hora: 17 de Janeiro de 2018, às 14h

Informações da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores