20
abril

As Curtinhas do Romenyck Stiffen


Aglutinando forças

Aglutinar: Com as datas das eleições municipais de 2020 mantidas até o momento, os pré-candidatos a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe estão tentando aglutinar o maior número de partidos possíveis ao seu redor, visando à robustez do projeto político, nomes na disputa das proporcionais que se tornam verdadeiros cabos eleitorais e principalmente o tempo de guia eleitoral.

Importância: Apesar da importância dos investimentos nas mídias digitais em uma cidade do porte de Santa Cruz do Capibaribe é perceptível a força do rádio na cidade. Nesse contexto, um bom tempo de guia será de fundamental importância para os candidatos.

Representação: Cada partido tem seu tempo eleitoral de acordo com a sua representatividade na Câmara Federal e o tempo utilizado são os das seis maiores legendas de cada coligação.

Afunilando: Com os principias nomes da direita fora do páreo, Denisio Duarte e Robson Ferreira, observamos a disputa afunilar aos poucos, hoje acompanhamos quatro pré-candidaturas, são elas: Dida de Nan (PSDB) pela situação, além de Alan Carneiro (PSD), Fernando Aragão (PP) e Helinho Aragão (PSB) pelas oposições.

Partidos (I): Analisando o momento e conversando com membros da alta cúpula do grupo Boca Preta, os mesmos afirmam que Dida de Nan contaria hoje com o PSDB, DEM, MDB, PODEMOS e PTB. Somados, a representatividade desses partidos na câmara são de 118 deputados, ou seja, 23% de representatividade na Câmara Federal.

Partidos (II): Também conversamos com membros do núcleo de sustentação ao empresário Alan Carneiro, e os mesmo apontam que teria o apoio hoje do PSD, PDT, PSL e PRTB. Somados, a representatividade desses partidos na câmara são de 106 deputados, ou seja, 20,6% de representatividade na Câmara Federal.

Partidos (III): Apesar de afirmar que tem o apoio de alguns partidos denominados satélites e esperar uma definição do PSB, o único partido apresentando por Fernando Aragão até o momento foi o PP. O mesmo conta com 40 deputados federais, com uma representatividade 7,8%.

Partidos (IV): Conversamos ainda com membros da ala Maia/Moraes e os mesmos nos garantiram que Helinho Aragão contaria hoje com PSB, PT, PCdoB e Republicanos.  Somados, a representatividade desses partidos na câmara são de 122 deputados, ou seja, 23,8% de representatividade na Câmara Federal.

100%: Antes que alguém questione porque a conta não deu 100%, colocamos a porcentagem de representatividade na Câmara Federal dos partidos citados até o momento pelos grupos políticos, faltam ainda diversos partidos que somados chegam 24,8% de representatividade no congresso e que podem e vai modificar muito os números acima. Por exemplo, o PSOL que tem 10 deputados federais e uma representatividade de 1,9% ainda não decidiu seu rumo nas eleições municipais.

Mudanças: Sem falar que até as convenções pode haver mudanças e partidos podem deixar uma coligação e fazer parte de outra, com “boas conversas em Recife ou Brasília”. Lembrando boas conversas, muito recentemente voltei a conversar com minha fonte no Recife (uma pomba branca de alta plumagem) e a mesma nos falou sobre definições que será importante para o desfecho de uma novela, mas infelizmente não dará para relatar nas respectivas curtinhas, contudo, irei detalhar o relato muito em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores