03
janeiro

Adutora deve beneficiar Toritama e Santa Cruz, em maio e setembro, respectivamente


adl

Imagem ilustrativa.

A maior obra hídrica em execução no Brasil, a Adutora do Agreste, poderá fornecer água para Toritama, a partir de maio, e Santa Cruz do Capibaribe em setembro. O governador Paulo Câmara solicitou que sejam colocadas em operação as tubulações já implantadas na adutora. Dos 420 km previstos, 300 km já foram executados.

A Compesa já trabalha com a possibilidade de levar água, neste ano, a 23 municípios pernambucanos. A companhia fechou o ano com o montante liberado de R$ 142 milhões.

Pelo projeto, a Adutora seria alimentada pelo Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, quando fosse concluído o Ramal do Agreste (obra do governo federal prevista para ser finalizada só em 2022). Uma das alternativas para antecipar a chegada da água será a Adutora do Moxotó, primeira ligação da Transposição com as regiões do Sertão e Agreste de Pernambuco.

Os trechos da Adutora do Agreste, que vão de Caruaru a Toritama, e de Toritama a Santa Cruz do Capibaribe, serão finalizados para começar a receber água do Sistema do Pirangi, a partir dos meses de maio e setembro de 2017, respectivamente.

O Sistema do Pirangi já está na reta final de conclusão das obra e deve levar água do município de Catende, na Mata Sul do estado, para a Barragem do Prata, situada em Bonito, beneficiando dez cidades do Agreste.

Com informações do Diário de PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores