Mendonça Filho defende instalação imediata da CPI da Petrobras

 

 

O líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE), defendeu hoje (24) a instalação imediata da CPI da Petrobras. “Prefiro acreditar que o presidente do Congresso Nacional não vai adotar mais medidas protelatórias. Vamos lutar para que a comissão seja instalada já na próxima semana”, atestou o democrata. Mendonça Filho afirmou ainda que uma atitude de impedir a CPI vai obrigar a oposição a acionar a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber e o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, caso o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, descumpra a decisão de instalar imediatamente a CPI da Petrobras. “Descumprir a decisão do STF seria cometer crime de responsabilidade”, afirmou. Calheiros declarou hoje que alegando o respeito à separação dos poderes irá recorrer da decisão. Para o líder democrata, não há mais espaço para manobras protelatórias. A última foi justamente deixar a decisão de instalação da CPI para o STF.

 

O parlamentar indicou nesta manhã (24/4) os integrantes da bancada que farão parte da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras. Os deputado Rodrigo Maia (RJ) e Onyx Lorenzoni (RS), titular e suplente, foram os escolhidos. “A decisão de ontem à noite de instalação imediata da CPI do Senado se estende a CPMI”, disse.

 

“Não tem mais manobra porque a decisão do Supremo foi clara nem um recurso, um agravo regimental não tem efeito suspensivo. A decisão da ministra Rosa Weber claramente determina a imediata instalação da CPI e neste caso vale também para CPMI. Tenho firme convicção que o plenário do STF vai respaldar a decisão liminar da ministra.”, explica o deputado pernambucano.

 

Como o requerimento de criação da CPMI já foi lido pelo presidente do Congresso no último dia 15, basta o senador Renan Calheiros determinar a data da reunião de instalação da comissão.

 

“Os fatos são muito reveladores; as irregularidades gritantes. Hoje, por exemplo, foi noticiado no Globo desvios de R$ 10 milhões de Pasadena que farão com que a própria CPI crie sua dinâmica de apuração dessas irregularidades que estão sendo constantemente denunciadas pela imprensa. Só uma CPI pode e vai esclarecer todos esses episódios envolvendo a Petrobras”, destacou.

 

Informações da Assessoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores