Democratas apresenta requerimentos para ouvir presidente e ex-diretoras do IBGE

 

 

O líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE), protocolou na Comissão de Fiscalização e Controle  da Casa um requerimento para ouvir a presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Wasmália Bivar, e as ex-diretoras Marcia Quintslr e Denise Britz do Nascimento Silva. Em outro requerimento, o deputado solicita a convocação da ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

 

A intenção é apurar no colegiado da Câmara o que levou as duas servidoras técnicas de carreira a deixarem seus cargos. Marcia, ex-diretora de pesquisa; e Denise, coordenadora-geral da Escola Nacional de Ciências Estatística (Ence), pediram exoneração após divergências em relação à suspensão da divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). O órgão argumenta que deseja fazer uma “revisão da metodologia”.

 

Outros coordenadores de pesquisas, como as que determinam a inflação oficial e a taxa de desemprego, também chegaram a assinar uma carta enviada ao conselho diretor do instituto na qual ameaçam entregar seus cargos caso não seja revista a decisão de suspender a divulgação da Pnad Contínua. O documento foi assinado por 18 coordenadores e gerentes estratégicos da Diretoria de Pesquisas.

 

Para Mendonça, o fato demonstra uma clara tentativa de aparelhamento e uso político de mais uma instituição do governo federal.

 

“Existem indícios de que o governo quer transformar o instituto em agente de notícias eleitoreiras. No momento em que o desemprego cresce, o temor da população também, o governo petista tenta esconder o que se passa com o país. Não adianta, porque as últimas pesquisas já demonstram que o brasileiro sente que as coisas não vão bem em seu dia-a-dia”, argumentou o democrata.

 

De acordo com o deputado, a suspensão do Pnad é bastante oportuna para o governo na atual conjuntura econômica com notícias negativas em relação à saúde financeira do país.

 

“Usam um argumento de que o cumprimento da lei da FPE seria o motivo, mas não é mera coincidência essa notícia sair logo depois que a inflação é a maior dos últimos 11 anos e quando o desemprego cresceu. Metodologia não se muda para agradar A ou B. Se segue”, defendeu.

 

Seguem cópias dos dois requerimentos em anexo 

 

REQUERIMENTO DE CONVITE IBGE_CFFC_MFilho

 

REQUERIMENTO DE CONVOCAÇÃO MIN. Belchior_IBGE_CFFC_MFilho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores