04
maio

Futebol pernambucano estreará o uso inédito do árbitro de vídeo


Ilha do Retiro fará o inédito uso da tecnologia do árbitro de vídeo. Foto: Elivaldo Araújo.

O futebol pernambucano fará o inédito uso da tecnologia do árbitro de vídeo (AV) no jogo entre Sport e Salgueiro, o primeiro da final do Campeonato Pernambucano 2017. A partida será realizada no próximo domingo (07) às 16h na Ilha do Retiro, em Recife. Será um dia histórico para o esporte mais popular do mundo.

Após um ano trabalhando neste projeto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) vão colocar o árbitro de vídeo em prática. Desta vez, o uso será online, ou seja, com a comunicação aberta entre o árbitro de vídeo, na cabine, e o árbitro principal, em campo. No ano passado, a CBF havia feito dois testes, porém foram offline, sem comunicação entre cabine e campo de jogo.

As informações são passadas ao árbitro principal em quatro situações:

– Foi gol / Não foi gol
– Foi pênalti / Não foi pênalti
– Cartão vermelho direto indevido
– Identificação errada do jogador punido

Vale ressaltar que o árbitro de vídeo não atua em todas as dúvidas que possam surgir em campo, apenas em lances capitais. A filosofia dos testes não é interferir em 100% dos lances duvidosos, pois de acordo com a International Football Association Board (IFAB), órgão máximo da arbitragem no futebol mundial, isso mudaria o ritmo e anularia emoções essenciais do futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores