24
janeiro

Talento ágil: como ser esse profissional


O mercado de trabalho está em constante evolução. Uma profissão que há 10 anos tinha um escopo, hoje já pode ter funções completamente diferentes. Isso sem falar nos cargos que não existiam e sem os quais hoje não saberíamos viver. E esse cenário tende a ser cada vez mais dinâmico. Com isso, surge a necessidade de novas profissões e perfis profissionais.

Por conta das novas tecnologias que vieram para substituir algumas funções, os funcionários devem estar focados no domínio das novas ferramentas e também em características comportamentais. Uma que está em alta e é cada vez mais buscada pelos recrutadores é a do talento ágil. Ao contrário do que parece, esse perfil não tem apenas agilidade e é muito positivo para as companhias. Entenda por que.

Muito além da agilidade

Um profissional multitarefas e com vontade de aprender. Esse é o princípio para ser um talento ágil. Para ser considerado um, não há tempo para comodismo e estagnação. Isso porque as empresas buscam um colaborador adaptável a diferentes cenários e grupos. Entre as principais características requisitadas estão:Capacidade de aprender e reaprender;

  • Raciocínio rápido;
  • Interação com tendências e novidades;
  • Competências socioemocionais;
  • Diversidade de conhecimento.
Constante evolução

Como dissemos anteriormente, o talento ágil deve sempre buscar a evolução. É super importante que esse profissional tenha vontade de aprender a usar novas ferramentas, disciplinas e esteja aberto a se relacionar com os mais variados tipos de pessoas. Não há certo ou errado, apenas a disponibilidade de estar em constante evolução, aprendendo ou ensinando, mas nunca parado.

Além do escritório

As características típicas de um talento ágil não são necessariamente profissionais, mas pessoais. Você pode desenvolvê-las no seu dia a dia dentro ou fora do escritório. Você pode, por exemplo, começar um voluntariado para conhecer novas pessoas, aprender novas tarefas e, principalmente, sair da zona de conforto. Iniciar a prática de esportes também pode treinar o seu foco e senso de coletividade. Já para desenvolver suas habilidades profissionais, você pode iniciar um curso de pós-graduação dentro ou fora da sua área de atuação. O importante é aprender e desenvolver o conhecimento.

Tenha um tempo para si

Além dos estímulos externos voltados ao crescimento profissional, é importante que você tenha um tempo para desenvolver o seu autoconhecimento. Dedique alguns períodos da sua semana a sua saúde mental e física. Medite, leia, ouça músicas, cozinhe, faça exercícios e o que mais lhe deixar bem. Quando estamos positivos, impactamos as pessoas ao nosso redor e, também, o ambiente em que estamos. Para ser um um talento ágil reconhecido é importante estar bem em todos os setores da vida.

 

Fonte Blog do Pós

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores