19
agosto

Secretaria de Educação realiza formação continuada em Brejo e em São Domingos


A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus através da Secretaria de Educação com o tema ‘BNCC e Ensino: Reflexões teóricas e Práticas’, realizou na Sede do município e no Distrito São Domingos, a formação continuada para os professores de todos os níveis de ensino da rede municipal.

Os palestrantes foram os professores Vinícius Nicéas (Facho) e Maria Sirleidy Cordeiro (UFPE/CAPES).  A Base Nacional Comum Curricular teve sua implementação em 2018 e tem como objetivo apresentar e direcionar as competências e as habilidades que devem ser potencializadas no ensino.

 “A partir de uma compreensão de que o ensino contextualizado com as vivências e especificidades do município é essencial, a BNCC permite uma nova porta para a construção de uma educação mais relevante”, afirma o professor Vinícius.

 Relacionando as competências apontadas na BNCC com a perspectiva de ensino a partir de gêneros textuais, a elaboração de currículos, de estratégias didáticas e a mobilização de conhecimentos prévios irão integrar a prática pedagógica.

 “A perspectiva de ensino a partir de gêneros textuais ao passo que contextualiza o ensino, ao trazer práticas de linguagem que estão presentes no cotidiano dos alunos, possibilita a construção de conhecimentos diversos que um ensino tradicional não vem desenvolvendo”, salienta a professora Maria Sirleidy.

 

A formação continuada, que foi vivenciada por mais de 500 pessoas, entre professores, gestores e coordenadores, ainda tratou de aspectos como a prática docente e os processos de avaliação.

“Esse encontro foi de suma importância para fomentar a reflexão sobre o ensino e as práticas de nossos professores, buscando um aperfeiçoamento da nossa rede escolar”, destaca a secretária de Educação, Esporte e Juventude do Brejo, Adriana Aguiar Marinho.

Informações da Assessoria.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores