10
janeiro

Perfil profissional: conheça os principais tipos


Cada pessoa tem uma história, personalidade e interesses próprios. É esta pluralidade que torna um conjunto de pessoas interessante, seja num círculo de amizade ou em família. E, quando tratamos do ambiente de trabalho, mesmo com o interesse em comum, a diferença entre perfis profissionais é de extrema importância para o negócio. Se você é um empresário, um recrutador, ou apenas um curioso, conheça diferentes perfis profissionais e suas características:

Executor

Como o próprio nome já diz, este perfil é aquele que executa e é bom nisso. O profissional executor é prático e gosta de fazer as coisas acontecerem. Seu objetivo principal é enrolar menos e realizar mais, deixando, as vezes de lado, pesquisas e estudos aprofundados sobre o tema em questão. O ponto positivo em ter um executor é justamente ter alguém sempre disposto a realizar projetos e tirar as coisas do papel.

Comunicador

O comunicador é aquele que tem como maior habilidade se comunicar com as pessoas, seja quem ela for. Este profissional é importante para a comunicação entre áreas e pessoas de cargos diferentes. Além disso, ele tem um alto poder de persuasão e pode ser um bom motivador para a equipe, além de ser um ótimo porta-voz para a empresa.

Analista

Este é aquele profissional que analisa tudo nos mínimos detalhes. Gosta de estudar e presta muita atenção em todas as etapas do processo para que nada dê errado. Muitas vezes perfeccionista, executa suas tarefas minuciosamente e raramente se permite ser ajudado para não colocar o seu trabalho em risco. Apesar deste perfil pouco aberto, este profissional é de extrema importância para a realização de projetos que requerem precisão e não toleram erros.

Planejador

Diferente do executor, que já gosta de colocar a mão na massa em um primeiro momento, o planejador é aquele que planeja tudo antes de executar. Ele estuda todas as possibilidades que aquela tarefa exige, realiza pesquisas e mede todos os riscos implícitos. Não tão rígido quanto o analista, o planejador também gosta de testar suas ideias antes de colocá-las em prática.

Cada perfil tem a sua particularidade e quando juntos, resultam em ótimos resultados de trabalho, afinal, são complementares. Por isso a importância de selecionar candidatos plurais na hora de montar um time. Além destas características, algo que todos podem ter em comum é uma boa formação acadêmica, e aqueles que possuem pós-graduação podem sair em vantagem. Se você ainda não fez uma especialização, conheça nossos cursos e matricule-se hoje mesmo.

Fonte: Blog da Pós

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores