21
dezembro

Cursos irregulares da Fadire, fora da sede, são suspensos


Cursos irregulares da Fadire, fora da sede, são suspensos

 

fa

 

A Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (Fadire) terá que interromper as matrículas e suspender os cursos de extensão ministrados fora da sede, por determinação do Ministério Público Federal (MPF). As informações foram publicadas, no último fim de semana, no Diário de Pernambuco.

 

A medida é fruto de ação civil pública ajuizada pelo MPF contra a Instituição, tendo como responsável o procurador da República, Luiz Antônio Miranda Amorim Silva.

 

A decisão também atinge outras instituições de ensino, como a Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso), Centro Master de Educação Presencial e Prestação de Serviço, Instituto Lima Educacional, Troeira Santiago Educacional e Centro de Integração Educacional Athenas.

 

A Fadire possui, de acordo com o processo, autorização do Ministério da Educação (MEC) para ofertar cursos de graduação, na modalidade presencial, mas apenas na sede, em Santa Cruz do Capibaribe. No entanto, a faculdade estaria terceirizando cursos de extensão com acesso à graduação (Proex) em diversos municípios brasileiros, praticando publicidade enganosa, além de desrespeitar a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

 

A Justiça Federal determinou ainda a indisponibilidade de bens das entidades processadas pelo MPF, no valor de R$ 1, 8 milhão. Além disso, a Fadire também terá que divulgar nos seus sites e em jornal de grande circulação no estado, a decisão liminar da Justiça Federal, retirar das suas páginas na internet qualquer menção ao Proex e a cursos de extensão com acesso à graduação. Em caso de descumprimento, a multa diária fixada foi de R$ 5 mil.

 

Posicionamento da Instituição

 

A direção da Fadire em Santa Cruz do Capibaribe, sede da instituição, ratificou que no município não existem problemas. Inclusive encontra-se com vestibular aberto para turmas 2016.

 

Afirmou que os cursos oferecidos na sede (administração, ciências contábeis, e design de moda) são reconhecidos pelo MEC.

 

Apenas os cursos de extensão, oferecidos em outras cidades, foram suspensos, mas a direção informou que já está recorrendo sobre o caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores