02
abril

Conscientização necessária


Palestrantes e público discutem e trocam experiências no dia mundial de conscientização sobre o autismo

 

Psicólogas Ana Luzia Vaz, Laura Patriota e Inabelle Pontual falaram sobre a síndrome e tiraram dúvidas do publico. Fotos: Thonny Hill.

 

Na manhã desta terça-feira (02), foi realizado na Câmara de Vereadores, o seminário sobre o autismo, síndrome neurológica que afeta mais de dois milhões de brasileiros segundo o Ministério da Saúde.

 

O evento, que é promovido pelo Grupo de pais e amigos dos autistas de Santa Cruz do Capibaribe, faz parte das comemorações do Dia mundial de conscientização do autismo, que acontece nesta terça-feira (02).

 

Com plenário quase lotado, as palestrantes e psicólogas Ana Luzia Vaz, Laura Patriota e Inabelle Pontual falaram sobre o que é o autismo (do ponto de vista clínico), as formas de se promover a educação inclusiva por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e também dos aspectos neuropsicológicos do autista.

 

 

Na oportunidade, foi apresentado por Ana Luzia o caso de uma criança conhecida como Caio (de cinco anos), que tem sua evolução social acompanhada pela psicóloga desde os dois anos de idade.

 

Tenório, que é pai de uma criança autista, falou sobre a importância do evento.

“Ela é uma criança que vem se desenvolvendo bem”, destacou, mostrando que o autista pode sim ter uma convivência social como qualquer outra criança, mesmo com as limitações neurológicas e motoras causadas pela síndrome.

 

Pais e mães também puderam tirar dúvidas com os palestrantes sobre situações comuns enfrentadas por eles no cotidiano.

 

O professor Lucinaldo Tenório, pai de uma criança de oito anos que apresenta a síndrome e um dos organizadores, falou sobre a importância do evento.

 

“O evento é uma oportunidade de falar sobre o problema de uma forma e mais acessível. A bibliografia só mostra a parte técnica do assunto, mas com isso, nós podemos mostrar isso de forma mais simples. Os próprios pais nos procuram e temos que esclarecer todas essas dúvidas de maneira compreensível”, destacou, afirmando que Santa Cruz possui cerca de 50 casos de pessoas com o problema.

 

Na parte da tarde, às 17h, será realizada a panfletagem na Avenida 29 de Dezembro em uma barraca localizada na igreja São Cristóvão.

 

Já a noite, vários monumentos e prédios públicos continuarão iluminados de azul, cor alusiva ao dia comemorativo, já que a síndrome ocorre mais em indivíduos do sexo masculino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores