03
agosto

Conheça algumas dicas de marketing para ampliar seus negócios na quarentena


Com o cenário econômico mundialmente afetado pela pandemia do COVID-19, alguns profissionais têm buscado algum tipo de reinvenção. Afinal, o empreendedorismo individual tornou-se alternativa ao crescimento do desemprego e quem vende algum produto ou serviço teve que correr atrás do prejuízo.

Entretanto, é exatamente dentro desse cenário caótico, que práticas podem ajudar o pequeno empresário. Por isso, o Portal Pós trouxe dicas de marketing, elaboradas por Wilson Mingote, professor de Marketing e coordenador da Pós-graduação da Faculdade Pitágoras Antônio Carlos.

Mingote explica que, com o avanço da tecnologia, as mídias digitais são uma ótima opção para alavancar o negócio. “Mídia digital é todo e qualquer conteúdo ou veículo de comunicação que se baseia na internet e utiliza esse meio para divulgar informações. Um exemplo clássico são os banners que encontramos nos portais”, afirma Mingote. Confira abaixo as dicas do professor.

Dica 1: Organize e olhe o seu negócio

Neste item, é preciso pensar o seu negócio. Seguem algumas perguntas que auxiliam na identificação: Qual é o seu produto ou serviço? Quem são seus clientes? Você tem o contato deles? Já possui perfis nas redes sociais?

Dica 2: Trabalhe o seu material para a venda

Muitas pessoas acreditam que apenas uma postagem nas redes sociais ajudará a alavancar o negócio. É preciso ter em mente que uma boa publicação precisa de texto e imagens. Assim, você possui fotos do seu produto? Tem depoimento de clientes? Caso não tenha, esse é o momento de tirar fotos dos seus produtos ou fazer vídeos explicando seu serviço.

Um ponto importante é realizar imagens com fundo claro, sem outros elementos. Lembre-se que o foco é o seu produto! Se for fazer um vídeo, pense em todos os detalhes e explique o seu serviço, citando todas as qualidades e diferenciais.

Dica 3: Reative os contatos dos seus clientes

Pode parecer simples, mas retomar o relacionamento com clientes ou pessoas que já entraram em contato com você é uma ótima iniciativa. O melhor é que esse relacionamento pode ser feito via WhatsApp, Instagram e Facebook. Faça um texto simples e direto falando que nesse momento o cliente não vai ficar sem seu produto ou serviço e que você continua trabalhando para atendê-lo. Se for fazer entrega, avise os dias, se há custo, quantidade mínima, entre outras informações que achar relevante. Coloque uma foto em que seu produto esteja valorizado e não esqueça de acrescentar todos seus contatos e suas redes sociais.

Dica 4: Use as redes sociais neste momento

Aproveite as plataformas digitais e evidencie o seu trabalho ou algo que o destaque. Por exemplo, se o seu negócio vende comida fitness, pode colocar um conteúdo mencionando a importância da alimentação saudável. Faça postagem diária, com um texto simples, mas com todas informações (preço, forma de entrega, promoções, cartão fidelidade, entre outros).

Dica 5: Promoções

Por que não criar promoções e sorteios neste período? Tente fazer com que o cliente os veja como vantagem. Uma boa dica são os cartões fidelidade, promoção da semana de algum produto, marcar amigos que aumentam suas chances no sorteio, entre outras ações. O foco nesse item é levar o seu produto para mais pessoas.

Dica 6: Interaja

Aproveite esse momento e interaja com o seu cliente. Uma opção são as transmissões ao vivo nas redes sociais. Não se esqueça de responder às perguntas dos participantes.

 

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Fonte: Blog da Pós

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