29
novembro

Benefícios da leitura: entenda porquê é importante ler


A leitura faz parte do nosso dia a dia, afinal passamos o dia a ler, mesmo que involuntariamente. Seja em um simples rótulo de produto, um anúncio dentro de um ônibus e até seu nome e destino ou o jornal diário. Estamos sempre exercitando a leitura. Além destas leituras triviais, a mais profunda como por exemplo a de livros, é de extrema importância para o nosso desenvolvimento pessoal, intelectual e até neurológico. Ler faz bem e, se você não tem este hábito, separamos alguns motivos para você começar agora mesmo, confira:

Faz bem para o cérebro

Ler é um exercício, assim como os exercícios físicos, mas quem se beneficia desta atividade constante é o cérebro. Se você frequenta a academia uma hora por dia, por que não ler um trecho de um bom livro durante o mesmo período? A leitura frequente ajuda a aumentar as conexões neurais, estimulando as atividades cerebrais. Ela também favorece a proteção contra doenças como o mal de Alzheimer.

Enriquece o vocabulário

Não há uma maneira melhor de aumentar o vocabulário do que a leitura. Isso porque, quando estamos lendo nos deparamos com palavras e expressões novas que são absorvidas por nosso cérebro e serão usadas no futuro. Além disso, os livros estimulam a criatividade, afinal, ao lermos imaginamos cenários e pessoas apenas pela descrição feita pelo autor.

A junção do aumento de vocabulário com o estímulo de criatividade é fundamental para fornecer repertório para os profissionais. Principalmente, para aqueles que trabalham com a escrita e criação.

Estimula foco e concentração

Para ler um livro é preciso foco e concentração e estas são habilidades difíceis de se conseguir nos dias de hoje em que a tecnologia está tomando conta da nossa atenção. Por isso, sempre que for ler, desligue-se. Foque apenas no livro e busque se concentrar ao máximo. Este exercício será benéfico para a sua vida, principalmente no trabalho, onde será mais fácil se dedicar integralmente a uma tarefa sem ceder às tentações.

Promove pensamento analítico

Por conta das histórias e realidades distintas que são apresentadas por meio dos livros o pensamento analítico é desenvolvido, por fazer o leitor sair da zona de conforto e estimular reflexões e análises sobre o diferente. Também estimula a empatia e a capacidade de se solidarizar e emocionar com a situação do outro.

Melhora a memória

Para acompanhar um livro é preciso lembrar a história a partir do ponto em que parou. Caso contrário você terá de ler tudo de novo. Este exercício constante estimula o cérebro a memorizar a história, personagens e ambientes. A leitura é uma das melhores práticas para quem quer estimular a memória e é recomendada para todas as idades.

Além de ler, estudar também é fundamental para o seu desenvolvimento pessoal e intelectual. Se você já terminou a faculdade, mas quer continuar ativo, por que não iniciar uma pós-graduação? Conheça nossos cursos de especialização e escolha o melhor para a sua carreira.

 

Fonte: Blog da Pós

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores