27
novembro

Audiência Pública em São Domingos


Audiência Pública discute as dificuldades enfrentadas por professores e alunos nas escolas de São Domingos

 

20151127054825

 

Na tarde desta quinta-feira (26), uma audiência pública, promovida pelo SINDUPROM-PE (Sindicato Único dos Professores do Magistério das Redes Municipais de Ensino no Estado de Pernambuco) foi realizada no anexo da Câmara de São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus para debater políticas públicas para educação, com o tema: “Contexto da Educação e a Busca de Soluções”.

 

Compareceram na Audiência, o vereador situacionista Hilário Paulo e oposicionista Neném do Reboque, conselheiros tutelares, pastor da igreja evangélica Palavra da Vida, o líder estudantil Marciel e do líder comunitário das Casas da Caixa, Sr. Ricardo, já o promotor do município justificou sua ausência, pois estava participando de uma reunião no Recife.

 

20151127054839

 

As ausências sentidas ficaram por parte do prefeito Dr. Edson Souza (PTB) e da secretária de educação e sua equipe. No uso da palavra, Luciene Cordeiro lamentou as ausências.

 

“Lamentavelmente, temos que dizer que quem de fato estão preocupados em discutir a educação são os professores, pois não houve por parte da administração o mínimo de interesse em discutir os problemas sérios, que enfrenta a educação em São Domingos e, o que aconteceu de fato foi uma tentativa de desmobilização, onde os diretores foram orientados a não participarem, e de fato nenhum compareceu, chegando inclusive alguns a querer proibir a participação de professores, quando proibiram dos professores entregarem convites para os pais, chamando a participação da audiência e colocando cartaz na escola comunicando aos professores que haveria aula normal no horário da audiência. Na verdade, houve uma tentativa de boicote para que a audiência não ocorresse” – relatou.

 

Quem também alegou boicote, foi o vereador Neném do Reboque, segundo o mesmo, a presidente da Câmara, Maria José do Tambor não repassou os convites para os vereadores oposicionistas e que só soube da audiência, após ouvir em um carro de som.

 

20151127054835

 

Cada escola do distrito tirou coletivamente um professor para representar e relatar as dificuldades vivenciadas no dia a dia, entre elas, as estruturas físicas da escola, a falta de material pedagógico e a falta de divulgação e transparência no projeto das reformas das escolas Santa Maria e São Domingos.

 

A professora Cleciana da escola Santa Maria, mostrou a sua indignação pela falta de respeito e consideração com os professores.

 

“Uma reforma feita de goela abaixo, dentro dos gabinetes, sem consultar ninguém, sem se incomodar com o bem estar dos nossos alunos e nós professores, sem se importar com o aprendizado dos nossos alunos, sem projeto, um verdadeiro desmonte do aprendizado e existe um único banheiro para atender a todas as crianças masculinas e femininas para aproximadamente 800 alunos da escola” – destacou.

 

Já a professora Fátima Diniz, que representou a escola São Domingos, também relatou os transtornos da reforma.

 

“Reforma esta que prejudicou o andamento do ano letivo e o aprendizado dos alunos, os alunos e os professores foram jogados em espaços improvisados e inadequados, que não existem condições de trabalho e nem aprendizado” – pontuou.

 

20151127054843

 

Ainda sobre a reforma, os professores se mostraram preocupados, pois eles temem que o início do ano letivo em 2016 também seja comprometido com a obra, pois um dos funcionários da reforma havia afirmado que só será construído um pavilhão, ou seja, um lado da escola e que o outro lado ainda vai ser submetido à outra licitação.

 

Ao término da audiência, ficou acertado que demandas levantadas serão levadas aos órgãos competentes. No final, a representante do sindicato parabenizou à todos os professores, pela coragem e pelo compromisso com a educação, aos pais, aos representantes das entidades que compareceram e aos vereadores Hilário e Neném do Reboque.

 

Luciene Cordeiro repudiou o prefeito do município Dr. Edson, a secretária de educação, Iris Ferreira, o secretário de administração, Brivaldo Marinho, o subprefeito de São Domingos, Elizeu Vieira, o sindicato dos servidores municipais e os diretores das escolas de São Domingos.

 

Com fotos e informações do SINDUPROM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores