21
outubro


Roda de leitura é incentivo para criar no aluno o hábito de ler

Fotos: Paulo Pereira.

 

 

A relação entre leitura e educação é, aparentemente, óbvia. É “moderno” e comum dizermos que na vida tudo é lido. Lemos o dia de sol ou de chuva, a alegria ou a tristeza das pessoas, o terno azul, o vestido estampado, os olhos verdes, etc. Enfim, ver e ler tornam-se sinônimos, sendo que o ler recobre o verbo ver de uma camada mais espessa que é a observação. Uma observação que, naturalmente, leva em conta um certo modo de o indivíduo pensar a vida e se relacionar com o mundo. E que é variável conforme o dia, o ângulo do observador, o humor da pessoa que lê/vê alguma coisa.

 

A escola Dinâmica tem buscado de várias formas, dentro do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, incentivar a leitura, ler é fundamental em todas as esferas da educação. Todo o trabalho de incentivar a leitura deve começar desde cedo, por isso, os professores da Dinâmica criam muitas situações que levam a leitura.

 

A professora Érica Monaliza do 1º ano do ensino fundamental, é umas das educadoras que tem insistido em atividades dinâmicas envolvendo a leitura. Entre essas atividades, a professora Érica busca criar em seus alunos o hábito de ler, levando para a sala vários materiais que são fontes de leitura, como revistas, jornais, livros, revista de história em quadrinhos, cordéis, panfletos e recortes, uma forma de mostrar a importância da leitura, estando presente em quase tudo ao nosso redor. A discussão e a realização da leitura em grupo torna a atividade mais interessante, por isso, a professora Érica acredita que as rodas de leitura são muito importantes nesse processo de incentivar a criança gostar de ler.

 

As crianças devem ter contato direto com os livros para folheá-los e explorá-los por conta própria, por isso é importante que o professor organize um canto permanente de leitura na sala, onde elas possam ter livre acesso aos livros, como também a prática da leitura em ambientes variados, seja na escola ou em parques, bibliotecas etc.

 

 

Esse contato direto com o livro possibilita não só a construção de procedimentos de manuseio desses materiais e de hábitos como também lhes permite explorar possibilidades de leitura ainda que elas não saibam ler convencionalmente: as imagens, por exemplo, informam e ajudam a antecipar muito do que será explicitado por meio das palavras.

 

Escola Dinâmica – Educando para a cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores