31
outubro

Informe Dinâmica


Professoras do Ensino Infantil trabalham expressão e percepção visual

 

 

Em nenhuma outra fase da vida as crianças se desenvolvem tão rapidamente quanto até os 4 anos de idade. Daí a importância de entender como cada atividade ou brincadeira ensina.

 

Na Escola Dinâmica os pequenos recebem cuidado e atenção e têm espaço para explorar, brincar e se conhecer. Em sala, têm à disposição brinquedos e materiais que incentivam a expressão artística e estimulam a imaginação. No parque, se divertem coletivamente. Mesmo sem saber ler, manuseiam livros. Muitas vezes, nem conseguem falar e já estão “cantando” cantigas de roda e seguindo a coreografia. Assim é o dia que a Dinâmica busca sempre proporcionar as crianças, para que tenham um excelente desenvolvimento educacional.

 

 

“Todas essas experiências que fazem parte da rotina são organizadas com o propósito de proporcionar o desenvolvimento de habilidades e a aprendizagem de aspectos culturais das crianças, como o gosto pelas artes, por exemplo. O conhecimento, nessa fase, se dá basicamente por meio da ação, da interação com os colegas e os adultos, da brincadeira, da imaginação e do faz de conta”, ressalta a professora Pollyana Isabela.

 

Durante essa semana, as professoras Pollyana Isabela e Daniela Feitosa trabalharam com a turma do Maternal. As educadoras distribuíram cartolinas pelo pátio da escola, em seguida entregaram potes de tinta aos alunos. Um colorido inocente e alegre ocupava o branco das cartolinas, o momento encheu o ambiente de criatividade.

 

Rabiscos de cores e formas variadas: É arte

 

 

“Arte, nessa fase, remete à apropriação de diversas linguagens que formam a expressividade humana. Trabalhar o tema com os pequenos significa incentivá-los a deixar suas marcas, e não produzir obras de arte. Simples rabiscos os encantam.” destaca a professora Lília Neres que juntamente com as colegas educadoras Karina Rocha e Maria Aparecida, realizou a mesma atividade com a turma do Jardim II “A”.

 

“As tintas são espalhadas no papel com pincéis e até com as mãos, dessa forma, desenvolvem-se a expressão artística, a curiosidade e a criatividade e se constroem os fundamentos das linguagens visuais, como ritmo, contraste, tamanho e cor”, completa a professora Daniela Feitosa.

 

 

Essas atividades compõem os conteúdos desse nível da Educação Infantil. Durante essa etapa do ensino, estudos comprovam que acontece uma grande evolução cognitiva e emocional dos bebês.


Informações da Assessoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores