21
janeiro

Você já sabe qual a melhor opção para sua empresa?


Indústrias de Confecções terão que optar como pagarão a Contribuição Previdenciária

 

contábil

 

Em dezembro de 2011 foi sancionada a Lei 12.546/2011 que instituiu a Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta – CPRB, tal tributo substituiu a Contribuição Previdenciária Patronal que incidia 20% sobre a Folha de Pagamentos.

 

Conquanto a regra, chamada de “Desoneração da Folha de Pagamento”, tenha sido restringida a algumas atividades, ela alcançou as atividades das indústrias têxteis. Assim, desde então, as indústrias de confecções passaram a recolher, ao invés dos 20% sobre a folha de pagamento, o percentual de 1% sobre o faturamento. Ocorre que com o cenário de crise que se instalou no país, a Lei 13.161/2015 majorou essa alíquota para 2,5%, um aumento de 150%.

 

Em que pese o impacto financeiro nas empresas, a referida lei alterou a sistemática da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB) tornando opcional a tributação substitutiva.

 

Isso significa que a partir de agora as indústrias poderão optar entre recolher de forma substitutiva por meio da CPRB ou recolher normalmente a Contribuição Patronal sobre a folha de pagamento.

 

Ao estabelecer a faculdade da escolha, a referida Lei permitiu que as indústrias planejassem qual seria a melhor alternativa. Nesse momento cabe salientar que aqueles que forem displicentes nessa matéria poderão ter um impacto tributário negativo considerável.

 

Isso porque a manifestação da opção se dará mediante pagamento da contribuição incidente sobre a receita bruta relativa a janeiro de cada ano e será irretratável para todo o ano calendário. Ou seja, uma decisão errada pode fazer a empresa amargar um prejuízo durante o ano inteiro.

 

É necessário realizar uma análise particular de cada realidade, visto que não só o o faturamento médio, mas também as projeções de venda ou se a empresa realiza industrialização por encomenda poderão afetar significativamente a decisão de qual seja a melhor opção.

 

Qualquer dúvida estamos a sua disposição

 

Claudionor Bezerra – Bezerra e Associados Assessoria Contábil

 

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores