09
março

Nova polêmica em Toritama


Projeto para que Feira do Jeans volte as margens da BR-104 provoca polêmica

 

Feira do Jeans - Foto: Evandro Balla (arquivo)

Feira do Jeans as margens da BR-104 – Foto: Evandro Balla (arquivo)

A feira livre de confecções ao entorno do Parque das Feiras de Toritama poderá ser transferida novamente.

 

Em 2014, a Prefeitura Municipal transformou o espaço físico da feira em um amplo estacionamento para receber os ônibus e vans que trazem os clientes ao centro de compras. Com isso, os feirantes foram remanejados para a parte de trás e vias laterais do Parque.

 

Apesar da necessidade indispensável do estacionamento, a mudança provocou uma queda relevante na economia. Segundo relato dos sulanqueiros, muitos faliram devido queda nas vendas.

 

Ainda segundo eles, fatores como a localização ruim e a péssima infraestrutura do local também foram apontados. Já a Secretaria de Tributos do município, afirmou que a mudança também refletiu em uma baixa constante na arrecadação de impostos.

 

Na última semana, o presidente da Associação dos Feirantes e Sulanqueiros de Toritama (Afest) e vereador Fábio Florentino (PT), apresentou aos feirantes um plano que prevê a criação de um novo estacionamento e a volta da feira para o antigo local.

 

Segundo Fábio, a motivação partiu dos sulanqueiros que estão insatisfeitos com a feira e teriam pedido uma solução rápida para o futuro da feira livre do jeans.

 

Taxa pela nova mudança revolta os feirantes

 

A solução apresentada pela Associação conta com a construção de um novo estacionamento do outro lado do Parque, em frente as lojas da RC Tecidos e Rota do Mar.

 

Para a construção, os feirantes foram notificados que teriam de arcar com as obras; ao contrário do estacionamento feito pela Prefeitura que provocou a mudança da feira.

 

No projeto inicial, a estimativa é de R$ 1.000,00 por cada feirante e tem gerado revolta entre muitos deles. Ainda segundo a Afest, a mudança não é obrigatória, porém o cálculo da taxa será refeito e dividido para os feirantes que concordarem com o projeto.

 

Com informações de Evandro Balla, correspondente do Blog em Toritama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores