13
dezembro

Expressos da Moda fecharão o ano com 10 mil notas emitidas, projeta a SEFAZ-PE


Expresso da Moda em Santa Cruz do Capibaribe. Fotos: Arquivo do Blog.

​As unidades do Expresso da Moda em Pernambuco emitiram, até novembro, mais de oito mil Notas Fiscais Avulsas Eletrônicas (NFA-e), em seu primeiro ano de funcionamento. A expectativa é de que em dezembro sejam emitidas duas mil NFA-e, totalizando dez mil até o fim de 2018.

A NFA-e foi implantada em meados de 2017 e os Expressos da Moda, situados em Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, começaram a funcionar a partir de dezembro do ano passado. O objetivo dos equipamentos é auxiliar os pequenos empresários do Polo de Confecções do Agreste, que costumavam vender os produtos sem nota fiscal, formalizando o comércio na região.

A presença dos Expressos da Moda, bem como o crescente uso da NFA-e promovido por eles, tem contribuído significativamente para o fomento do segmento de tecidos e confecções de Pernambuco, legalizando o trânsito das mercadorias e o escoamento rápido da produção do Polo.

“Com a segurança fiscal estabelecida na venda das confecções, é perceptível a satisfação do empresariado da região, refletindo no aumento do volume de negócios e na regularização dos pequenos empreendimentos”, ressalta o diretor geral da Receita da II Região Fiscal da Sefaz-PE, Benedito Santos.

A NFA-e foi concebida para evitar que pequenos comerciantes do Polo de Confecções do Agreste vendessem seus produtos para consumidores de outros estados utilizando-se de notas fiscais fraudulentas emitidas por “empresas fictícias”.

A fiscalização de mercadorias com irregularidades fiscais, e consequente apreensão dos produtos, fazia com que muitos agentes de compras optassem pela aquisição em outros estados, prejudicando o comércio na região.

Na opinião do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Capibaribe-PE, Bruno Bezerra, o Expresso da Moda levou cidadania empreendedora para o pequeno empresário, segurança fiscal para o comprador e um expressivo ganho de competitividade para o Polo de Confecções.

“Temos hoje em Pernambuco uma excelente plataforma tributária para o setor têxtil e de confecções”, destaca.

Para o síndico do Moda Center Santa Cruz, José Gomes Filho, a atenção do Governo de Pernambuco ao Polo permite maior competitividade aos produtores.

“É preciso reforçar que o setor de confecções de Pernambuco conseguiu, após muita negociação, o benefício de uma carga de ICMS de apenas 2% sobre a saída do que é produzido pelos pequenos confeccionistas que não têm inscrição”, completa.

;

Fonte: Sefaz-PE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores