23
setembro

Educação financeira


SERÁ O FIM DOS PREÇOS ABSURDOS ?

 

Se há algum tempo a pergunta que inquietava construtoras, corretoras, consumidores e investidores era até onde chegariam os preços dos imóveis, agora a questão é se o futuro reserva uma forte queda nos preços.

 

Vários elementos indicam que o preço de casas e apartamentos já não sobem na mesma velocidade registrada até recentemente.

 

Proprietários têm enfrentado dificuldades em vender/alugar suas casas, depois de uma forte alta, o mercado imobiliário tem sofrido uma queda.

 

Entre os dias 20 e 21 de setembro 2013, fizemos um levantamento no Bairro Belo Vista, aqui mesmo em Santa Cruz do Capibaribe-PE, e encontramos 101 imóveis para venda e 141 para alugar.

 

ALUGUEL DE ALTO VALOR

 

Diante do cenário marcado por indefinições e a percepção cada vez maior da inflação, notamos que o mercado vive um período de recuo, de falta de investimentos diante das incertezas.

 

Assim, percebemos o aumento de imóveis vazios. Um aluguel acima de R$ 350,00 passou a pesar mais, a ponto de alguns mudarem para imóveis de menor porte.

 

É importante para o locador compreender que o aluguel é apenas mais uma das várias despesas que o inquilino tem que arcar, pois é acrescido água, energia elétrica entre outras.

 

LEI DA OFERTA E PROCURA

 

Apesar desse cenário, alguns locadores continuam exigindo preços altos, fato esse facilmente comprovado com casas vazias.

 

Há locadores que pensam que a alta dos preços, iniciada em 2002, não tem fim. Quem não perceber que as coisas estão mudando, aumentará seu prejuízo a cada mês ao não receber nada de aluguel, além de arcar com IPTU, água e energia elétrica.

 

ILUSÃO NA HORA DE VENDER

 

Muitos proprietários inflacionam os preços, argumentando alguns exemplos de valorização.

 

“Mas não existe tão alta valorização, porque ninguém está comprando pelo preço que os proprietários acham que vale” exceto raras exceções.

 

Por isso, na hora de alugar ou comprar, pesquise; pois quanto maior a oferta, menores deverão ser os preços.

 

Sugestões: institutovalorize@hotmail.com

 

 

O artigos aqui postados são responsabilidade de seus idealizadores e não refletem, necessariamente, a opinião deste blog.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores