24
fevereiro

Divergências nos valores do IPVA 2016


“Os cálculos do Detran estavam corretos, mas a SEFAZ foi quem cometeu o erro”

Afirma coordenador da Ciretran sobre divergências nos valores do IPVA 2016

 

Foto: Janielson Santos

Foto: Elivaldo Araújo

Em entrevista concedida ao Blog, o coordenador do Ciretran de Santa Cruz do Capibaribe, Nilton Silva, falou sobre as divergências presentes no cálculo para o pagamento do IPVA 2016.

 

As divergências aconteceram devido a diferença de valores, alguns deles exorbitantes, entre o que é posto na consulta do Detran e o que é posto pela Secretaria da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ).

 

De acordo com Nilton, as divergências aconteceram nos veículos abaixo de 180 cavalos de potência e acima desses, que pagam taxas diferentes. Para aqueles abaixo desse número, a base de cálculo do IPVA ficava em 3% do valor do veículo e, acima deste, 4%.

 

“Pernambuco tem uma frota de quase 3 milhões de veículos e esse erro atingiu 3% deles que teve essa diferença” – disse.

 

O que deve fazer quem pagou a mais

 

De acordo com Nilton, quem já fez o pagamento do IPVA 2016 com valores acima dos valores reais, deve procurar o posto da SEFAZ no município, munido de documentos pessoais e de uma conta bancária para que a diferença seja ressarcida.

 

Ainda segundo Nilton, o pagamento a mais deve ser comprovado mediante documentos, mas citou que esse ressarcimento deve demorar.

 

“A SEFAZ garantiu que vai ressarcir o usuário com essa diferença, ela devolve naturalmente, mas garanto que isso não é algo de imediato. Vai demorar um pouco… Um mês, 15 dias… Essa informação quem só pode dar é a própria SEFAZ” – disse.

 

Já para quem pagou a menos…

 

Segundo o coordenador, quem pagou a menos os valores será cobrado depois, de modo ao proprietário de veículo regularizar a sua situação.

 

A orientação do Detran

 

Segundo Nilton, as pessoas que ainda não pagaram o IPVA, mas acreditam que os valores cobrados estão muito acima dos anteriores, deve procurar a Ciretran local para tirar suas dúvidas ou então consultar os sites do Detran e também da SEFAZ.

 

Ainda segundo Nilton, quem recebeu o licenciamento pelos Correios, já pode efetuar o pagamento pois, segundo ele, os valores estão corretos.

 

A Ciretran de Santa Cruz do Capibaribe está localizada na Avenida Prefeito Teófanes Ferraz Filho – 20, bairro Centro, no mesmo local do Mart Moda. O horário de funcionamento é das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores