01
fevereiro

Compesa encaminha solicitação de reajuste na tarifa para 2017


Foto: Divulgação.

O consumidor pernambucano já pode ir se preparando para mais um reajuste neste início de ano. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) encaminhou sua solicitação de aumento tarifário anual para análise e aprovação pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe). Se forem levados em consideração apenas os índices de correção da inflação (IPCA e IGPM), a conta de água vai subir entre 6% e 8%. Mas a companhia apresentou outras planilhas de custos, que podem fazer o reajuste da Compesa fechar em dois dígitos, como aconteceu em 2016 (10,69%).

O pedido de reajuste foi entregue à Arpe e a expectativa é concluir a avaliação este mês para que entre em vigor a partir de março. O valor integral só será sentido nas contas de água a partir de maio. Pelas regras do reajuste, a Compesa pode aplicar 88% do acumulado anual do IPCA e 11,4% do IGPM.

Possível aumento também na energia elétrica

A conta de energia elétrica responde pelo principal custo da Compesa, por isso as altas contribuem diretamente para definir o reajuste da companhia. No próximo mês de abril, a Celpe irá anunciar os novos preços para 2017, o que pode impactar em uma revisão extraordinária na tarifa da Compesa, tendo em vista que o reajuste de agora não contabiliza os pleitos da concessionária elétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores