21
outubro

A importância de saber usar bem


O bom uso do 13° salário

 

Vamos avaliar o bom uso desse 13° em três situações:

 

– Se você está endividado;

– Se está com as contas em dia ou Apenas de olho no futuro.

 

Para algumas pessoas, o 13° é fundamental para equilibrar o orçamento do ano que está acabando e do que esta para começar. Por isso, é um dinheiro que precisa ser bem cuidado, pois ele chega numa época de muitos apelos de consumo e sobram tentações  para gastarmos com festas, presentes e viagens.

 

Claro que sempre temos planos; mas em janeiro, é bom lembrarmos que aquelas contas que sempre temos o ano inteiro vão chegar, inclusive algumas extras como matrículas, materiais escolares, IPVA…

 

O 13° entra, muitas vezes, no orçamento familiar como parte do consumo mensal. Esse é um grande erro. Em uma família, esse ganho extra pode ajudar, e muito, na realização de sonhos e desejos (que são muitos) e claro que não cabe num único ano e um único 13°.

 

Esse acréscimo deve partir de um diagnóstico, uma fotografia de como anda o orçamento familiar. Se está com dívidas, deve-se analisar que dívidas são essas e, se não tem dívidas, analisar que prioridades eu e minha família temos.

 

A primeira parcela sempre é paga em novembro, mas pode ser antecipada dependendo do empregador e corresponde a, no mínimo, 50% do valor do benefício. Já a segunda metade tem que ser paga até o dia 20 de dezembro, sabendo exatamente a data é possível se planejar melhor.

 

Para que tem algum tipo de dívida, que cobre pelo menos 5%, é recomendável a quitação da mesma antes de qualquer outro consumo. Pesquise, faça cálculos e jamais deixe passar a oportunidade de começar o ano sem dívidas e preocupações financeiras.

 

Se não tiver nenhum tipo de dívida, faça uma planilha e calcule quanto tem a receber e quanto pretende gastar no fim de ano com ceia, presente e etc… Assim, você não correrá o risco de entrar o ano com alguma dívida.

 

Se quiser, também pode reservar esse valor para as despesas sazonais que sempre chegam no início do ano.

 

Viagens planejadas também são  um grande momento nas férias… Você também pode começar a ser um investidor, pois a partir de R$ 30,00, você  já pode tornar-se um.

 

Sugestões: institutovalorize@hotmail.com

 

Os artigos e opiniões expressas aqui são de responsabilidade de seus idealizadores e não refletem, necessariamente, a opinião deste blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores