Reunião propõe criação de instituto de previdência municipal


Uma reunião realizada com o prefeito Edson Vieira, o secretário de Planejamento e Gestão, Luciano Bezerra, representantes do Sindicato dos Professores do município, o superintendente da Previdência de Caruaru, Osório Chalegre e vereadores, propôs uma mudança no regime previdenciário de Santa Cruz do Capibaribe.

 
Hoje a cidade contribui com o RGPS – Regime Geral de Previdência Social – administrado pelo INSS, de acordo com Luciano Bezerra, com a mudança de regime de contribuição o município criaria o seu próprio Instituto de Previdência Social.

 
“O novo sistema previdenciário propõe melhoria na vida dos servidores, que ao solicitarem aposentadoria teriam como benefício a última remuneração, além disso, com as contribuições para o RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) vários investimentos poderiam ser feitos em favor dos servidores”, explicou o secretário.

 
Outro fator importante da criação do Instituto de Previdência Social de Santa Cruz do Capibaribe é a economia mensal de quase 300 mil reais para os cofres do município.

 
Nas próximas etapas deverão ser convocadas outras categorias sindicalizadas do município, além de realização de audiências públicas.

 

Informações da Assessoria



3 Comentários

  1. sergio disse:

    Com a criação de um instituto de previdência municipal automaticamente se criaria um fundo de previdência, o qual se acumularia recursos que seriam administrados pelo poder público através de uma gestão por ele nomeada, ou seja, o controle deste fundo será do prefeito e aí é que mora o perigo, pois sabemos que há inúmeras denúncias de fraudes e de várias e várias constatações nesse sentido em todo país, onde os gestores municipais desviam os recursos de tal fundo para benefício próprio e até para financiamento de campanha, desviando-os assim das normas que os regem e ensejando a abertura de inquéritos e processos na esfera federal. E, não adianta falar que além do diretor do fundo existe uma série de conselheiros que o fiscalizam, até porque o prefeito pode a qualquer momento desconstituir toda diretoria.
    De modo que, o Ministério Público Federal a todo momento estuda uma maneira de acabar com tais institutos, que na verdade em geral são maléficos aos servidores e de nada garantem sua aposentadoria. Portanto, é preferível continuarem no modo que estão, afinal é mais confiável.
    Por tudo isso e por muito mais, afinal este é um assunto vasto, o qual poderíamos passar dias comentando, além dos servidores os cidadãos deste município não devem apoiar tal proposta, até porque se abrirá de imediato portas para prática de ações delituosas, seja por este ou por outros chefes do executivo que o substituirão e no fim pagaremos todos juntos por seus erros.

    1. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

      Tão verdadeira quanto, sábia colocações. Só o que enfraquece seu grito de alerta, querido, “Eduardo” é sua, apresentação. Eduardo que quê? Der-nos a satisfação de sabermos quem és, nobre Cidadão.

      1. Clodoaldo Barros de Queiroz disse:

        !? Risos… “Sergio”*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores