07
outubro

Protesto contra diretoria do Moda Center


Em meio a crise, proprietários de restaurantes e lanchonetes querem que Moda Center volte a funcionar aos domingos

Comerciantes alegam que vendas já caíram mais de 50% - Fotos: Thonny Hill

Comerciantes alegam que vendas já caíram mais de 50% – Fotos: Thonny Hill

Na tarde da última terça-feira (07), nossa equipe foi procurada por proprietários e funcionários de alguns restaurantes e lanchonetes que ficam nas praças de alimentação do Moda Center Santa Cruz.

 

O assunto tratado foi a queda no faturamento que, segundo eles, foi desencadeado desde que foi votado, em assembleia no dia 07 de novembro de 2013, pela não abertura aos domingos. Em entrevistas e relatos concedidos ao blog, a principal alegação é que, com a retirada do domingo do calendário de feiras para a maioria dos meses do ano, houveram diversos prejuízos econômicos.

 

O principal é a perca de clientes que, segundo eles, vinham de outras cidades para realizar suas compras e depois se alimentar ou, até mesmo, usar dos espaços como local de lazer por quem não lida com a tradicional feira livre.

 

Um segundo ponto alegado pelos comerciantes é a diminuição dos dias de feiras. Segundo eles, quando as feiras começavam aos domingos, eram dois corridos de faturamento e agora esse número teria sido reduzido para apenas um dia. Além disso, eles cobram para que as assembleias sejam realizadas em dias em que os feirantes estejam no Moda Center.

 

O terceiro ponto está relacionado a crise, que fez com que o movimento caísse ainda mais nos dias de feiras. De acordo com os comerciantes, a abertura aos domingos seria a principal solução para aumentar o faturamento, que teria caído mais de 50% desde a proibição do funcionamento.

 

Os comerciantes também afirmaram que estão em situação difícil e muitos deles estariam inadimplentes com o próprio parque ou com os locatários dos imóveis.

IMG_3784

.

“Um único dia de trabalho, que é a segunda-feira, não é suficiente para arcar com as contas da gente. Pode ser que esteja bom para os donos de boxes e lojas, mas para restaurante e lanchonete, não está dando. Não queremos a mudança nos dias de feiras, mas que não seja mais proibido da gente trabalhar aos domingos. Ninguém é obrigado a vir trabalhar aos domingos; se não precisa ou tem uma condição financeira boa… Mas que se permita quem precisa vir trabalhar. Antes dessa crise, já estávamos preocupados e, se o país está em crise, temos mais é que trabalhar” – disse Iara Teixeira da Silva, proprietária de restaurante.

 

IMG_3783

 

 

“A diretoria tem sido insensível aos nossos problemas. Tem se mostrado que não quer acordo, que sempre coloca a posição dela. Estamos procurando os meios de comunicação para que a população se sensibilize da nossa situação, que é difícil e esperamos que tenhamos êxito. Eu digo a você que a grande maioria que trabalha na cadeia alimentícia não está satisfeita com a situação. Estamos com a inadimplência muito alta, com penhora de imóveis para pagamento dos condomínios… A questão também se estende aos que são alugados” – apontou Claudionor Ribeiro, proprietário de restaurante.

 

.

De acordo com os comerciantes, a diretoria do Moda Center já foi procurada, por diversas vezes, para que o posicionamento que foi decidido em assembleia seja revisto, mas alegaram que a resposta recebida é que o tema só pode ser posto apenas em uma nova assembleia, marcada para o dia 15 de janeiro do ano que vem.

 

A resposta do Moda Center

 

Entramos em contato com o Moda Center Santa Cruz para que uma resposta fosse dada sobre o caso e recebemos a seguinte nota:

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

Embora compreendendo as dificuldades pontuadas pelos donos de restaurantes, o Moda Center Santa Cruz esclarece que é DEVER da diretoria cumprir as decisões dos condôminos deliberadas em assembleia.

 

O funcionamento do parque durante ao longo do ano é uma dessas decisões soberanas. No dia 05 de fevereiro de 2015, em assembleia condominial, a maioria votou para que o Moda Center Santa Cruz abrisse aos domingos apenas nas duas altas temporadas do comércio: segunda quinzena de maio e em todos os domingos de junho, novembro e dezembro.

 

Assim como foi determinado pelos condôminos, o Moda Center abriu aos domingos na temporada junina e já está pronto para abrir durante todos os domingos de novembro e dezembro de 2015.

 

Quanto ao poder de voto na assembleia, é natural que os representantes da principal atividade desempenhada no parque – o Comércio de Confecções – decidam a favor ou contra os itens da pauta.

 

Reconhecemos a grande importância de todos os envolvidos na cadeia da confecção, como o setor de alimentação por exemplo, mas ao mesmo tempo a diretoria, estando ela contrária ou a favor a tais decisões, é OBRIGADA a cumprir na forma da lei as determinações dos condôminos em assembleia.

 

Sobre a suposta assembleia de 15 de janeiro de 2016, a diretoria ressalta que essa informação é improcedente e que a decisão de realizar, ou não, uma eleição para alterar os dias de feira será discutida até o final do calendário de 2015.

 

 

Santa Cruz do Capibaribe, 07 de outubro de 2015.

Diretoria do Moda Center Santa Cruz

Um Comentário

  1. Dr Fábio disse:

    Porque em vez de se fazer uma assembleia, não se faz uma pesquisa dias de feiras, com as pessoas que realmente trabalham na na feira, e não com os barrigas cheias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores