18
setembro

O que rolou no Legislativo de Toritama


Comemorações do 7 de Setembro, denúncias e cobranças marcam a volta dos debates no Legislativo de Toritama

 

Câmara Toritama

 

Nesta última quinta feira (17), aconteceu mais uma reunião da Câmara dos vereadores de Toritama. Na ocasião, os parlamentares comentaram sobre a realização do tradicional desfile do dia 7 de Setembro no município.

 

Sem muitas polêmicas e bate-bocas, uma denúncia de um suposto aluguel fantasma feita pelo vereador Fábio Araújo, foi o que mais chamou atenção. No lado da situação, o vereador Arimateia criticou a Compesa que segundo o parlamentar, possivelmente irá mandar água da barragem do Prata apenas para Santa Cruz do Capibaribe, o vereador chegou a dizer que se possível cortaria os canos para evitar.

 

No campo dos projetos nada foi apresentado, limitando-se a títulos de cidadão.

 

Compareceram onze dos treze parlamentares, com as ausências dos vereadores Loló (PTB) e Zé Neto (PSD). Apenas sete deles fizeram uso da tribuna.

 

Confira o que cada um deles falou:

 

Dioclecio critica aprovação das contas do município pelo TCE

 

Dioclecio 03

 

O vereador Dioclecio Raimundo (PTC) usou a tribuna para criticar o relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que aprovou com ressalvas as contas do município no exercício de 2013.

 

Dioclécio fez uma comparação das contas da gestão atual com a anterior, onde na ocasião, teve reprovação do Tribunal com um percentual menor.

 

“Eu fico me perguntando como essas contas foram aprovadas com ressalvas? se essa gestão esta pior do que a do anterior, que teve quase todas as contas reprovadas, as contas de Flávio foram reprovadas com 63%, ou seja, ele ultrapassou 9%, ai o atual prefeito atingiu 71,6% e as contas foram aprovadas com ressalvas, que lógica é essa?”.

 

O vereador também denunciou um suposto imóvel alugado pela prefeitura no município de Santa Maria do Cambucá, onde segundo o parlamentar não existe motivos ou utilidades para que a prefeitura mantenha um imóvel alugado na referida cidade.

 

Arimateia critica abastecimento de água para Santa Cruz do Capibaribe e ameaça boicote

 

Arimateia 02

 

O vereador Arimatéia de Carvalho (PSD) destacou em seu discurso, o colapso eminente no abastecimento de água para Capital do Jeans.

 

Segundo o vereador, a cidade de Toritama está fora dos planos por parte da Compesa, que trabalha com uma reversão das águas da barragem do Prata em Bonito (PE) para Santa Cruz do Capibaribe. Arimateia disse que, a cidade não tem representatividade politica e criticou o deputado Diogo Moraes (PSB).

“Essa região não tem politico, não tem quem represente o pobre” – frisou.

 

Ainda segundo o vereador, a gerência de Compesa teria ordenado que os canos fossem soldados na zona rural de Tabocas para que a água fosse direta para Santa Cruz.

 

“Ela (Compesa) deve ser adepta de Hitler, mandou soldar os canos para a água passar direto, agora eu não vou fazer, mas se o povo quiser, tragam uma cerra grande, que nos cerramos os canos no dia que a água chegar, porque do mesmo jeito que o povo de Santa Cruz precisa de água, nós também precisamos” – disparou.

 

Morica destaca novas adesões ao PSL e ao grupo da vice-Prefeita Lucinha

 

Morica

 

Líder da Oposição na Câmara, o vereador Morica (PSL), destacou em sua fala as novas alianças políticas feitas nos últimos dias, junto ao grupo encabeçado pela vice-prefeita.

 

Morica agradeceu e enalteceu a chegada do empresário e comendador Evilásio, que se desligou da gestão atual e se filiou ao PSL presidido no município pelo parlamentar.

 

O vereador rebateu as críticas feitas a ele, onde o mesmo estar sendo acusado por algumas lideranças políticas do município, de ter vendido o partido ao empresário, que até então era uma das pessoas mais importantes e influentes nos bastidores do governo Odon Ferreira. Uma pergunta tem sido feita constantemente pelas ruas da cidade, se Evilásio é um dos alicerces do prefeito Odon, porque se filiou ao PSL que é do vereador Morica, líder da oposição?.

 

Segundo o vereador, o empresário aderiu ao projeto da vice-prefeita e vem para fortalecer o grupo, desmentiu as informações de que teria vendido o partido e se juntaria ao prefeito Odon.

 

Fábio Araújo denuncia imóvel alugado com dois contratos à Secretaria de Educação

 

Fábio Araújo

 

O vereador Fábio Araújo (PSDB), levou a tribuna um suposto aluguel fantasma de um imóvel, que seria utilizado pela Secretaria de Educação, onde o mesmo se encontra fechado e possui dos contratos.

 

Segundo o Tucano, o imóvel fica situado na Travessa Manoel Borba, sem número, no Centro da cidade. O parlamentar informou que são descontados dois valores diferentes mensalmente do mesmo imóvel, que possui dois contratos.

 

“Verificando as contas da prefeitura, eu encontrei um contrato de aluguel da secretária de educação, tem um imóvel que está alugado na Travessa Manoel Borba sem número, nele existem dois contratos. Esse imóvel exclusivamente para reunião dos professores, mas, eu apurei que as reuniões são feitas em outro lugar. Nós temos que fazer uma investigação profunda e levar a justiça, aqui nessa Casa não adianta, não vai passar nada” – falou.

 

O vereador também lamentou a falta de fardamento para os alunos no desfile de 7 de setembro e criticou algumas fardas, que foram entregues com as corres do governo, o que descumpri a Lei Municipal que obriga prédios públicos, veículos e fardamentos a possuírem as cores da bandeira do município.

 

Fábio Florentino destaca desfile cívico e volta esclarecer atraso na entrega dos fardamentos

 

Fábio Florentino

 

O Petista voltou a usar a tribuna para esclarecer o atraso na entrega dos fardamentos. Fábio Florentino (PT) desviou a culpa da Secretaria de Educação pelo atraso, que tem sua irmã como secretária.

 

O vereador disse mais uma vez que a nova secretária esta há pouco tempo no cargo e a licitação só foi feita após a sua chegada, o que deixou um período de apenas cinco dias para confecção dos fardamentos antes do desfile. Fábio analisou como um dos melhores desfiles já realizados no município, destacando a organização e elaboração do evento.

“Eu já esclareci várias vezes, mas parece que alguém aqui tem problema de audição, é uma perseguição e tentam atingir a minha pessoa, foi um dos melhores desfiles que já ocorreram na cidade, elogiado por toda imprensa” – destacou.

 

Fábio também lamentou a decisão da Compesa de reversão das águas do Prata , apenas para Santa Cruz e teceu criticas a atuação do deputado Diogo Morais.

 

“Fiquei triste com a notícia e espero que nas próximas eleições a população elege um representante daqui, tivemos a oportunidade de fazer isso e não quiseram, essas pessoas de fora não nos representam “. – completou.

Mava destaca ações da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano no desfile cívico

 

Maviael Xavier 01

 

O vereador Maviael Xavier (PSL), foi à tribuna para destacar as ações da STTU no município.

 

Mava disse ter ficado bastante satisfeito com a organização feita pela referida Secretaria que é comandada pelo seu filho, Daniel Bezerra no ultimo dia 7 de Setembro. O parlamentar também destacou um treinamento feito por membros da pasta na cidade do Recife para fiscalização e aplicação de multas.

 

O parlamentar anunciou a implantação de novas defensas no perímetro do Parque das Feiras.

 

Birino cobra funcionalidade do Aeroporto de Caruaru para o Polo das Confecções

 

Birino

 

O vereador Birino do São João (PSB) levou a tribuna um assunto esquecido no município. A importância do Aeroporto de Caruaru para o desenvolvimento do polo das confecções.

 

Birino destacou em sua fala que todos os polos de confecção do Brasil têm Aeroporto para alternativa de transporte. O vereador chamou os governos estaduais de ‘covardes’ e citou o empenho do governo, quando o quesito é cobrança de impostos no polo das confecções.

 

“Em meio a uma crise dessas, esses covardes não se importam com o polo, só vem cobrar impostos. Todos esses governadores que passaram não tiveram compromisso com nosso polo e esse aeroporto de Caruaru ficou esquecido por eles. Campina Grande, Fortaleza, todos os polos do Brasil tem Aeroporto, aqui só tem na Capital, se o cliente quiser vir, tem que andar 150 km” – disse.

 

Com informações de Evandro Balla, correspondente do blog em Toritama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores