22
fevereiro

Toritama é destaque internacional no “The New York Time”


O município de Toritama foi destaque internacional e estampou uma das principais páginas de um dos mais conceituados jornais e portais americano, o “The New York Time”, do Estados Unidos da América.

A matéria que foi replicada a partir de uma publicação no site da Reuters, e mostra o documentário “Estou me guardando para quando o carnaval chegar” do pernambucano Marcelo Gomes que participou do Festival de Berlim.

Ele fala sobre a realidade econômica de Toritama, a “capital do jeans”, onde se trabalha até 16 horas por dia, que segundo o cineasta, ‘é a farsa do neoliberalismo’.

Confira abaixo o texto traduzido:

Documentário brasileiro pergunta: vivemos para o trabalho ou para o trabalho pela vida?

BERLIM – No alto das montanhas do nordeste do Brasil, a cidade de Toritama ecoa com o som das máquinas de costura: na autoproclamada capital dos jeans, as pessoas trabalham durante todas as horas do dia para produzir calças jeans.

Isso despertou o interesse do diretor Marcelo Gomes quando ele visitou. Desde sua infância, ele se lembrou de uma cidade sonolenta onde você podia ouvir um alfinete cair, não a colméia movimentada de indústrias caseiras que a cidade de 40 mil habitantes é hoje.

Em seu documentário da Berlinale, Gomes traz um olhar antropológico sobre o modo como o povo da cidade trabalha, perguntando se trabalham por dinheiro ou pelo prazer dele.

“Quando cheguei lá, eu disse ‘Oh meu Deus! Isso parece a Inglaterra durante a Revolução Industrial!'”, Disse Gomes à Reuters. Mas os habitantes da cidade são implacavelmente alegres no filme enquanto enfiam zíperes ou enfileiram centenas de bolsos por dia.

Sucessivos governos brasileiros enfraqueceram as leis que protegem os trabalhadores da exploração, o que forçou muitas pessoas a trabalhar mais horas por menos dinheiro. Mas os alfaiates de Toritama são aparentemente despreocupados, já que trabalham por conta própria.

“Eles tinham suas próprias fábricas: eles eram os proprietários e os trabalhadores”, disse Gomes. “Então eu acho que este é o novo estilo de liberalismo: você pode fazer mais e você pode consumir mais.”

No filme, as costureiras recitam alegremente a quantia exata em centavos que ganham para cada componente que fazem.

Mas Gomes, que narra o filme, não consegue esconder totalmente seu ceticismo, perguntando se esses operários trabalhadores têm tempo para perguntar se estão felizes.

“Você gasta 15, 16 horas trabalhando. E quanto à sua vida? E quanto aos seus filhos? Todo o tempo que eu estava perguntando, mas eles estavam muito felizes porque eram os donos”, disse Gomes. “A ganância é boa?”

Um lembrete da modéstia da vida que ganham vem no final do filme, quando o carnaval chega.

Famílias vendem todas as suas posses – geladeiras, máquinas de costura – para ganhar o preço de umas férias na praia. Durante oito dias, a cidade está vazia – assim como Gomes se lembrava quando criança.

(Reportagem de Thomas Escritt; Edição de Gareth Jones)

 

Confira a matéria original clicando AQUI.

2 Comentários

  1. Edilma Alves Cordeiro disse:

    Esplêndido, Magnífica matéria .

  2. Waldyr Rocha disse:

    Foi este espírito empreendedor que me fez ficar em Pernambuco em 1987 quando aqui cheguei com a primeira empresa de etiquetas para da minha humilde contribuição para a formalização das empresas da região foi amo a primeira vista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores