13
junho

Série: Violência Silenciosa


Em Santa Cruz do Capibaribe a mulher que precisa de ajuda pode procurar o Centro de Referência da Mulher

 

 

No Centro de Referência da Mulher, a mulher é acompanhada pelos profissionais, recebe toda a assistência sem que, no primeiro momento, tenha que prestar uma queixa, porém, no Centro, ela é incentivada a buscar uma vida melhor. É importante salientar que, com a Lei Maria da Penha, a vítima não precisa mais denunciar e prestar queixa na delegacia. Qualquer pessoa pode fazer a denúncia e o caso será investigado. Ou, a vítima pode entrar diretamente com um processo no fórum da cidade.

 

 

Santa Cruz do Capibaribe possui um convênio com a Secretaria da Mulher de Pernambuco, que possibilita que a mulher agredida possa sair ou chegar ao do município, com segurança e acompanhamento psicológico, social e jurídico, tanto provisoriamente, como até definitivamente.

 

 

“A Secretaria da Mulher do Estado vem buscar a mulher aqui e ela é enviada para uma casa abrigo que a gente não sabe onde é. E ela pode ficar lá uma média de 06 meses, que é o prazo que a gente tem para correr o processo, que pode ser um pouco mais e pode ser menos. E depois que termina esse prazo, geralmente, ela é readaptada”, explica Verônica.

 

 

Caso a vítima não tenha condições de voltar para o município de origem, o Estado faz um processo de ressocialização, onde ela receberá proteção, ajuda de custo por um período e um aperfeiçoamento profissional para que ela possa trabalhar e conseguir o próprio sustento. Os filhos menores de 18 anos também recebem a mesma proteção.

 

 

O centro de Referência da Mulher funciona na Rua José Manoel Moraes, 190, Centro de Santa Cruz do Capibaribe (PE), das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira. Também está disponível o telefone (81) 3731.1826.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores