19
maio

Reportagem Especial: Acervo Histórico


Neném nos mostra, orgulhoso, uma pequena parte de sua vasta coleção. Fotos: Thonny Hill

A importância de registrar os fatos que marcaram a história de Santa Cruz ainda não é de interesse da maioria dos santa-cruzenses, mas há aqueles que se preocupam e montam verdadeiros acervos culturais, dignos de serem armazenados em museus e expostos para a população.

 

"Um orgulho para mim", é assim que Neném define seu acervo.

Uma dessas pessoas é José Icizenildo Meires da Silva, mais conhecido como “Neném”. Esse assessor parlamentar, de 42 anos e natural da Capital da Sulanca, é proprietário de um vasto acervo, que conta muito da história política, da imprensa local, da economia e de outros diversos temas, que são de grande importância para a história da cidade.

 

Esse acervo é composto de 7 mil fotos da cidade de Santa Cruz, mais de 70 mil fotos de políticos em diversas épocas, diversos exemplares de jornais como o “Página Livre”, “Correio Universitário”, “Folha Azul”, “Gazeta de Santa Cruz”, “Tribuna Popular” entre outros, vídeos de diversas campanhas políticas, jingles e guias eleitorais de muitos candidatos, diversas revistas e todas as reuniões da Câmara Municipal de Vereadores, tanto em áudio como em vídeo, desde 1988 até hoje.

Exemplares de diversos jornais que contribuiram com o avanço da imprensa local

 

 

 

Todo esse material está armazenado de diversas maneiras: Encadernados com capas luxuosas, digitalizados em computador, em fitas VHS e álbuns fotográficos, que ilustram muito da história da Capital da Sulanca.

 

Diversas personalidades políticas de ontem, hoje e sempre: Braz de Lira, Padre Zuzinha e Augustinho Rufino.

 

Para Neném, o interesse em fazer toda essa coleção começou com sua Mãe, Irenice Meire Ramos, onde a mesma já recolhia material desde 1958, onde afirmou: “Comecei todo esse trabalho no ano de 1988, dando continuidade a aquilo que minha mãe já fazia e o faço, com muito orgulho, até os dias de hoje”. Muito desse acervo também foi cedido a Neném, pelo vereador Ernesto Maia: “Agradeço muito a ajuda de Ernesto Maia, que contribuiu e contribui muito nesse projeto que tenho”, finalizou.

 

Entre as inúmeras peças acervo, estão raridades a exemplo da primeira foto colorida aqui em Santa Cruz, além de fotos, guias eleitorais, santinhos e adesivos de diversos políticos em diferentes épocas, muitos deles personalidades históricas como Raimundo Francelino Aragão, Severino Monteiro e Padre Zuzinha.

 

 

Há também espaço para aqueles que são personalidades recentes como Dr. Nanau, José Augusto Maia, Oseas Moraes, Edson Vieira, Toinho do Pará, Ernando  Silvestre entre outros.

Primeira foto colorida em Santa Cruz, do ano de 1982.

 

Neném tem muito interesse em que esse acervo seja disposto para o público, de modo a que todos tenham acesso. Sobre isso, Neném também faz um apelo: “Eu tenho material suficiente para ser montado um museu, para ser distribuído nas escolas, enfim… De tudo o que possa retratar a história da cidade. Faço um apelo aos governantes, para que eles se interessem pelo meu trabalho, que é importante e necessário para a história de nossa cidade”, finalizou.

 

Personalidades que fazem história ainda hoje na política

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5 Comentários

  1. Luciana N. Santos disse:

    Parabéns pela a matéria. Fiquei surpresa e muito feliz, por ter alguém que tenha esse material, pena que não temos um lugar onde possamos apreciar, pesquisar e fazer estudos em cima dessas pessoas que fizeram e fazem parte da história da nossa terra Santa.

  2. wilma disse:

    Poxa! seria uma boa que fosse montado um museu com essas coisas sobre a política de Santa Cruz que ele têm.
    Gosto muito de política e queria ter acesso a essas fotos, jingles, etc…

  3. Gostaria meu Cario Nenem de fazer um contato e verificar este acervo e juntos irmos ate secretaria de cultura do estado e tentarmos algum auxilio para divukgação deste material

  4. adriano disse:

    gostaria de apreciar o conteúdo,fica difícil mas todos devem dar apoio pois é de muito valor para esta este tempo todo ainda sendo de propriedade particular.tão pitoresco que fica um gostinho de quero mais,posta mais detalhes para o blog…

  5. Adriana Ferreira disse:

    Parabéns nenê, pela dedicação a memória de Sta Cruz!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores