18
maio

O Zabumbeiro do ano


Bento da Zabumba concede Entrevista

 

"Só vim pegar numa zabumba, quando cheguei aqui". Bento citando o instrumento que originou seu apelido. Foto: Nedja Alves.

 

Em entrevista concedida quarta-feira (16/05) à Rádio Comunidade FM e ao Blog do Ney Lima, Bento da Zabumba falou sobre a homenagem que lhe vai ser prestada nos festejos juninos.

 

Bento, que nasceu no município do Congo (PB), chegou a Santa Cruz na adolescência, em 19 de janeiro de 1974. A veia artística do músico também se fazia presente na sua família. “Eu tinha um tio que era tocador de oito baixos. Meu irmão, Enoque, também toca oito baixos e eu, acompanhando Enoque, no triângulo e no pandeiro, pois naquela época, não havia zabumba. Só vim pegar numa zabumba, quando cheguei aqui”.

 

Bento da Zabumba fala que hoje seu nome é associado ao instrumento devido a sua dedicação, mas também afirma que sabe tocar outros mais, na linha percussiva e também o fole de oito baixos: “Eu comecei tocando pandeiro, que é muito mais cansativo que a Zabumba. Instrumentos de percussão, só não toco bateria. Toco também fole de oito baixos”, afirmou.

 

Bento falou também que seu envolvimento com a música começou quando tinha sete anos. Nessa idade, ele já andava e tocava com outros músicos do Congo, em jogos de futebol e festas.

 

Segundo o zabumbeiro, uma de suas mais marcantes lembranças foi e quando recebeu uma Zabumba, de presente, da cantora Elba Ramalho, no ano de 2009: “Eu fui me apresentar no Festival de Inverno de Garanhuns e quem ia se apresentar era a cantora Elba Ramalho. Eu, conversando com o zabumbeiro de Elba, eu disse: “Mas rapaz, eu sou doido para conseguir uma zabumba dessas, que a minha não é uma dessas. Sempre procurei uma dessas e não encontro”. Naquilo, Elba vai chegando e o zabumbeiro me apresenta a ela e ela fala: “Depois que terminar o show, pode doar a zabumba a ele”. É com ela que vou tocar esse ano”, finalizou.

 

Bento da Zabumba, que faz parte da Orquestra Sanfônica de Oito Baixos, afirma que já participou de mais de 200 trabalhos artísticos, entre CDs e DVDs e que a música o fez conhecer diversas cidades do nordeste.

 

Agora é só esperar os festejos. O blog do Ney Lima parabeniza Bento da Zabumba pela merecida homenagem.

 

3 Comentários

  1. ranielson da silva dos santos disse:

    queroo ser o novoo zabumbeiro?

  2. ranielson da silva dos santos disse:

    tenho 18 anos sou neto do Madureira e do bacural. meu sonho é toca em uma banda de forro .

  3. ranielson da silva dos santos disse:

    Numero pra contato 68181416

    me ajuda aii Ney Lima. por favor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores