06
dezembro

Homenagens


Câmara concede Títulos de Cidadão a importantes ícones da cultura pernambucana

 

Maestro Spok (esq) e Getúlio Cavancante (dir), homenageados pela Câmara.

 

A noite desta quinta-feira (05/11) foi marcada por homenagens, em uma sessão solene realizada na Câmara de Vereadores.

 

Na ocasião, foram concedidos os títulos de Cidadão Santa-cruzense para duas personalidades marcantes da cultura pernambucana: o Maestro Spok e o Menestrel Getúlio Cavalcanti.

 

O evento sagrou também a força do frevo pernambucano e também a contribuição desses músicos para a cidade, no qual já se apresentaram várias vezes.

 

A cerimônia se transformou numa belíssima festa com a irreverência do Maestro Spok

A Sociedade Musical Novo Século também esteve presente, mostrando a força marcante da sua nova geração de músicos, sociedade essa que completou, no ano de 2012, 112 anos de existência.

 

Conheça um pouco da vida e obra dos Homenageados:

 

 

 

 

Maestro Spok

 

Inaldo Cavalcante de Albuquerque nasceu no município de Igarassu e iniciou seus estudos de musica no ano de 1984. No ano de 1986, foi morar no Recife e lá, trabalhou com grandes nomes da musica pernambucana.

 

Maestro Spok, como é mais conhecido, já realizou trabalhos com músicos e cantores renomados da MPB como Raimundo Fagner, Alceu Valença, Antônio Nóbrega, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Sivuca, Naná Vasconcellos, Silvério Pessoa, André Rio, Almir Rouche, Marron Brasileiro, entre outros.

 

Em 2006, formou a “Banda Pernambucana” juntamente com alguns amigos, banda essa que se tornou a “Orquestra de Frevo do Recife”. No ano de 2004, ele investiu na carreira solo, onde criou a “Spokfrevo Orquestra”, conquistando o país e também a Europa, após o lançamento de seu primeiro CD solo intitulado “Passo de Anjo”.

 

Atualmente, Maestro Spok é músico e arranjador da Banda Sinfônica da Cidade do Recife, como também é integrante da banda do cantor e compositor Raimundo Fagner.

 

Menestrel Getúlio Cavalcanti

 

Getúlio de Sousa Cavalcanti nasceu no município pernambucano de Camutanga, em 1942.

 

Teve seu primeiro envolvimento com a música ainda criança, quando aprendeu a tocar violão.

 

Aos 15 anos, fez a sua primeira composição musical. Em 1962, foi terceiro lugar e um concurso musical, perdendo para outros dois que seriam grandes expoentes musicais: Capiba e Nelson Ferreira.

 

Adepto de vários gêneros musicais, o menestrel tem no frevos-de-bloco as suas composições mais conhecidas a exemplo de “Sebastião”, “Último Regresso” e “Um amor a mais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores