19
janeiro

Despedida simples – Poeta e cantador Louro Branco é sepultado em Santa Cruz


Filhos e netos prestam homenagens antes do sepultamento – Fotos: Thonny Hill e Wladimir Magestá (arquivo)

Na tarde desta sexta-feira (19) foi sepultado, em Santa Cruz do Capibaribe, o corpo do poeta, repentista e cantador Francisco Maia de Queiroz, o popular “Louro Branco”. O artista cearense, mas santa-cruzense por reconhecimento, faleceu no final da tarde da última quarta-feira (17) na cidade de Caruaru, depois de quase dois meses de internamento no Hospital Mestre Vitalino.

O velório foi realizado no Teatro Municipal e foi marcado por diversas homenagens prestadas ao longo do dia, sendo a última delas, antes da saída do corpo, feita por repentistas e violeiros. De acordo com amigos, a última apresentação do artista aconteceu justamente na terra em que ele adotou como lar desde 1991, sendo esta realizada na edição 2017 do São João da Moda.

 

Artista faleceu aos 74 anos

A época, ele dividiu o palco com o também poeta e cantador Amaro Dias, na noite dedicada aos violeiros no palco do Arraial Povão. A despedida foi marcada de forma simples, sendo o cortejo acompanhado por familiares e amigos mais próximos, que seguiram em carro aberto até o cemitério São Judas Tadeu, local do sepultamento.

Antes do fim da cerimônia, coube a uma das filhas fazer as últimas homenagens. Louro Branco era casado e pai de quatro filhos.

 

.

Breve biografia:

Poeta, cantador e repentista natural de Jaguaribe (CE), residia em Santa Cruz desde 1991 e, ao longo de sua carreira, foi autor de mais de 700 composições, chegando inclusive a compor uma música para a dupla Zezé di Camargo & Luciano, além de ter escrito dois livros: “A natureza falando” e “Da casca até o miolo”.

Conhecido pelo jeito simples, era considerado um dos principais cantadores do Nordeste, tendo conquistado diversos prêmios, inclusive o de melhor cantador do país. Levou também sua poesia e arte no improviso para vários estados brasileiros, prestando grande contribuição na cultura popular.

Santa-cruzense por reconhecimento – Recentemente, o artista foi um dos que receberam o título de cidadão santa-cruzense, honraria máxima do município, por seus feitos prestados em prol da cultura popular.

Louro Branco e Ronaldo Pacas

A homenagem foi um pedido do vereador Ronaldo Pacas (PR) e aprovada por unanimidade no legislativo local. Louro Branco, quando ainda estava com saúde, fazia diversas apresentações, muitas delas em eventos e feiras livres de Santa Cruz e região. A última delas foi na noite dedicada aos violeiros, no São João da Moda 2017.

Um Comentário

  1. RAIMUNDO disse:

    GRANDE POETA ,COM CERTEZA VAI DEIXAR SAUDADES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores