28
agosto

Cultura


Museu intinerante do Projeto “Expondo Cultura” mostra a importância da preservação do Acervo Histórico de Pernambuco

 

Estudantes de escolas da rede publica visitam o museu intinerante do projeto. Fotos: Thonny Hill.

 

Está sendo realizado o último dia do projeto Expondo Cultura, que consiste em um ônibus-museu, que mostra diversas peças (vestígios arqueológicos) encontradas durante as escavações da Refinaria de Abreu e Lima, no município de Ipojuca.

 

O museu intinerante está localizado na rua Professora Olindina, em frente a Bibiloteca Pública Municipal (próximo a Secretaria de Educação) e conta com a mostra, em diversas vitrines,  de peças em cerâmica (pratos, urnas, utensílios de rituais indígenas), instrumentos de pedra lascada, armas antigas e outros objetos, muitos deles de antes da colonização portuguesa ao Brasil.

 

Estudantes recebem aulas sobre as culturas Indigena e Africana, no projeto.

 

Segundo Paloma Darnia, historiadora e mediadora do “Expondo Cultura”, o projeto (que tem o apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco e o financiamento da Petrobrás) tem como objetivo contar um pouco da história de Pernambuco, por meio desses vestígios arqueológicos.

 

Mais de 300 estudantes e outros visitantes, até o momento,  já compareceram ao local, onde há, além da exposição das peças, a apresentação de aulas ministradas por professores sobre as culturas Indígena e Africana, focando o tema do Brasil Colonial.

 

O projeto ficará no local até as 21 h, onde seguirá para o município de Taquaritinga do Norte. Ainda dá tempo de participar. Para mais informações e agendamento de visitas do projeto por outras escolas, é só acessar www.expondocultura.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores