21
junho

Reunião no Ministério Público do Estado estabelece regularização do abastecimento do gás de cozinha até fim de junho


A nova reunião no Ministério Público de Pernambuco para tratar da crise do abastecimento de gás liquefeito de petróleo no Estado, fixou uma data para que a situação se regularize. Até 30 de junho, os transtornos que a população vem sofrendo para conseguir botijões de gás de cozinha têm de cessar e as vendas precisam voltar ao normal.

Os representantes da Petrobras, da Transpetro e das empresas distribuidoras de gás presentes concordaram com a proposta e se dizem tranquilas para cumprir o prazo estipulado. O otimismo é fruto do sucesso obtido no teste de bombeamento simultâneo de gás feito, no último domingo (17), pelos dois dutos da Transpetro, localizados no Porto de Suape, que abastecem os caminhões das distribuidoras: Nacional Gás, Liquigás, Ultragás, Copagaz e Supergás.

Segundo todos os presentes e o relatório da Agência Nacional do Petròleo (ANP) apresentado na ocasião, os resultados superaram as expectativas. Houve um ganho de produtividade de quase 50%, que só não foi maior pela não capacidade das distribuidoras de armazenar o incremento total. A Petrobras assegurou que tem condições de aumentar as cotas das distribuidoras quando solicitarem.

Os representantes das distribuidoras, no entanto, alertaram que não há como tornar o esforço como rotineiro por conta da necessidade de manutenção dos equipamentos e de cláusulas trabalhistas, que limitam o número de horas-extras dos funcionários. Para que houvesse a experiência de domingo, foi preciso um acordo com o sindicato da categoria.

O representante da Petrobras Luiz Leandro de Oliveira informou que o teste ajudou a diminuir o déficit de gás existente e que as entregas da Petrobras foram adiantadas em 11% até o dia do bombeio. O secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, se propôs a enviar às empresas distribuidoras uma lista dos municípios pernambucanos que estão em condições mais críticas de desabastecimento, para que haja uma priorização de entrega de botijões nestes locais.

Uma nova reunião no Ministério Público de Pernambuco foi marcada para 2 de julho, onde será avaliado o cumprimento da regularização do abastecimento, assim como novas medidas para que a situação de crise não se repita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores