25
abril

Projeto custeia instalação de cisternas na zona rural de Santa Cruz


Fotos: Elivaldo Araújo.

Várias famílias da zona rural de Santa Cruz do Capibaribe foram beneficiadas com cisternas que têm capacidade para armazenar, ao todo, 16 mil litros da água provenientes das chuvas. Os reservatórios que tiveram suas obras iniciadas em algumas comunidades, servirão de alternativa para driblar os inúmeros desafios da falta de acesso à água, que tem dificultado devido à estiagem enfrentada na região nos últimos seis anos.

Para garantir o uso adequado das cisternas, foram promovidos cursos de gestão de água com os agricultores beneficiados. Nessas capacitações, eles são orientados quanto à utilização da água sem desperdício e receberam instruções para a manutenção dos reservatórios.

Nesta primeira etapa, algumas famílias dos Sítios Porteiras, Magana, Cacimba de Baixo, Carrapicho, Poço Fundo, Pará, entre outras comunidades foram selecionadas pela iniciativa. O projeto prioriza famílias mais vulneráveis, que recebem em média meio salário mínimo por mês.

A construção da cisterna é oriundo de um projeto que conta com gerenciamento de recursos e financiada pelo Governo Federal que contempla 70% da obra, além do apoio da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) que destina os outros 30% do valor. Por fim, cada agricultor pagará cerca de R$ 1 mil pela cisterna (com custo em pagamentos na mão de obra e alimentação dos trabalhadores).

Um Comentário

  1. Luciana Minerva disse:

    Caro amigo Ney Lima gostaria de saber quem foi que falou que a família tem que custar a despesa de 1000,00 pois sou beneficiada do programa é não existe esse valor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores