08
novembro

Produção de leite de cabra cresce 30% em Pernambuco e anima agricultores de Santa Cruz


 

Foto: Elivaldo Araújo (Arquivo).

A produção de leite de cabra cresceu 30% este ano no Estado de Pernambuco, informou a Associação Brasileira de Criadores de Caprinos (ABCC). No total, são produzidos de três mil a sete mil litros de leite por dia. As boas chuvas contribuíram para a alta e a exploração desse nicho de mercado.

“Nós tivemos um período de seca muito violento, mas o nosso plantel (lote de animais) se mantém. Com as boas chuvas, cresce a oferta de alimentos e o produtor se sente estimulado a aumentar o plantel, impactando na produção do leite”, comentou o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Caprino (ABCC), Arlindo Ivo.

Em Pernambuco, a produção de leite tem crescido mais do que a de carne por causa, também, das características das propriedades do Estado, que são pequenas, um limitador para a criação do caprino de corte, disse Arlindo.

De acordo com o último censo agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2006, há mais de 1 milhão de cabeças de caprinos em Pernambuco, concentradas principalmente no Agreste e no Sertão do Estado.

Segundo o presidente da Associação da Magana e um dos organizadores de exposição de caprinos da região, Isaias Souza, os números positivos dão um pouco mais de esperança aos produtores de cabras.

“Esse acréscimo é muito importante, pois o leite de cabra é mais rendável e forte. Aqui em Santa Cruz do Capibaribe nós temos uma boa produção de leite de cabra, mas encontramos dificuldades para escoar essa produção. Apesar dessas dificuldades, estamos firmes e contribuindo também com esse resultado positivo” – completou.  

Atualmente, entre as principais raças leiteiras da região, estão Saanen, Pardal-alpina e Anglo-Nubiana, Santa Inês, Boer e Dorper. Do leite de cabra, também poder ser produzidos diferentes tipos de queijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores