25
outubro

Prevenção


Secretaria de Saúde realiza capacitação da febre Chikungunya

 

 

A Secretaria de Saúde de Santa Cruz, com a  Vigilância Epidemiológica realizou nesta semana uma capacitação voltada exclusivamente para os agentes de endemias, com o objetivo de promover a atualização epidemiológica aos profissionais sobre a Febre CHIKUNGUNYA que vem crescendo em todo país.

 

A capacitação foi ministrada por Carol Caraciolo, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Durante a capacitação foram abordados itens como o fluxo da doença, notificação, áreas de risco, controle da doença no município entre outros cuidados e observações importantes.

 

FEBRE   CHIKUNGUNYA

 

A febre Chikungunya  é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti o mesmo que transmite a dengue.

 

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.


Informações da Assessoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores