03
abril

Prefeitura entrega armamento à Guarda Civil Municipal de Santa Cruz


Em ato solene, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, entregou nesta quarta-feira (03), no Teatro Municipal, 30 pistolas calibre 380 para a Guarda Civil Municipal da cidade. O Investimento da administração pública foi em torno de R$ 140 mil (Cento e quarenta mil reais) em recursos próprios.

Com a conquista, a Guarda Municipal de Santa Cruz do Capibaribe torna-se a terceira a adquirir armas de fogo no Estado e a primeira do Agreste pernambucano.  Ao se pronunciar na solenidade, o prefeito Edson Vieira narrou o compromisso da gestão municipal com a segurança pública.

“Tenho certeza absoluta que estamos fazendo a nossa parte, trabalhando para que tenhamos uma Santa Cruz mais segura, uma Guarda mais eficiente, atuando em parceria com as polícias Militar e Civil e, acima de tudo, trabalhando pelo cidadão santa-cruzense”, ponderou o prefeito.

“Com esse armamento pretendemos atuar nos crimes de menor potencial ofensivo, como perturbação do sossego, crimes ligados à Lei Maria da Penha e na Patrulha Escolar, evitando pessoas estranhas perturbando as atividades estudantis. O equipamento irá contribuir com a proteção dos Guardas e com uma melhor prestação de serviços à população”, falou o Secretário de Defesa Social, Tenente-coronel Manoel Sena.

O comandante Teodoro, da Guarda Civil Municipal, falou em nome dos GCMs sobre o que muda com a aquisição do armamento.

“Essas armas vieram para qualificar a nossa corporação, gerando segurança para nós, Guardas Municipais, e consequentemente para a população. Pois todo mundo sabe que não se faz segurança pública com eficiência estando desarmado”, disse.

Na oportunidade também foi anunciado que já está em fase de aquisição mais quatro espingardas calibre 12 para a GCM, com investimento em torno de R$ 30 mil. Outro ponto abordado na solenidade foi o início do curso de formação para os aprovados no último concurso público da Guarda Municipal, que será no dia 12 de abril. A formação será direcionada para 70 agentes.

Estiveram presentes na solenidade o delegado de Proteção e Homicídios, Bruno Machado; o delegado municipal, Ênio Maia; o Capitão Amâncio, representante do 24º Batalhão de Polícia Militar; a deputada estadual Alessandra Vieira; o síndico do Moda Center Santa Cruz, José Gomes (Menininho); o vice-prefeito Dida de Nan; vereadores e secretários municipais da Capital da Moda; o prefeito de Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo; e a população em geral.

Uso do armamento – Após o recebimento das armas, os Guardas Municipais passarão por seleção, por meio de exame médico e psicológico. Em seguida terão treinamento teórico e prático com orientadores credenciados junto à Polícia Federal. Os aprovados nessas etapas estarão aptos a usarem arma de fogo em serviço. Vale destacar que apenas Guardas efetivos farão parte deste processo.

Um Comentário

  1. Parabéns para o gestor da administração pública em Santa Cruz do Capibaribe. Isso mostra que ele é comprometido com a segurança pública municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores