25
maio

Paulo Câmara assina decreto de emergência para “manter a ordem”


O governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) se posicionou na tarde desta sexta-feira (25) sobre o quinto dia da paralisação nacional dos caminhoneiros. Durante a coletiva realizada no Centro Integrado de Comando e Controle regional de Pernambuco, o governador informou que assinou um decreto de emergência a fim de normalizar a situação do estado e dos municípios.

Segundo o governador, o decreto vai garantir ao estado o direito de ir e vir das mercadorias dos combustíveis. “A ordem é uma simplificação de procedimento que permite agilidade no transporte e na venda de combustível”, explica o procurador do estado César Caúla.

O documento será válido enquanto durar a situação de emergência. A partir deste sábado (26), será publica no Diário Oficial.

Na questão das Forças Armadas, Paulo explica que o governo não esperará a atuação do exército e promete intensificar o trabalho nos próximos dias até obter a devida normalização dos serviços.

Acordo do governo

O presidente Michel Temer assinou, na quinta-feira (24), uma trégua de 15 dias com os caminhoneiros, mas não foi aderida por todos do movimento. Diante da proporção, o governo autorizou o uso das Forças Armadas para a desobstrução das estradas. “Temer conclamou os estados para colocar a polícia para fazer a desobstrução das vias. O direito de ir e vir já está garantido”, afirma Paulo. O governador ainda ressalta que a polícia está dando todo o apoio e vai intensificar essas ações. “Não vamos permitir que haja algum tipo de bloqueio para o abastecimento da cidade”, garante.

Transporte público

A frota de ônibus do Grande Recife sofreu redução de 50% nesta sexta-feira (25) e ainda não se sabe como será a situação dos dias seguintes. Paulo assegura resolver o problema até o domingo (25) para começar a próxima semana com 100% da frota de ônibus circulando na Região Metropolitana do Recife. “Vai ser garantida a saída dos caminhões dos pontos onde está havendo o bloqueio”.

Segurança e Saúde

De acordo com o governador, todas as viaturas e o efetivo da polícia estão nas ruas. “Não há nenhum tipo de prejuízo à segurança do estado de Pernambuco. Paulo ainda garante que todos os hospitais estão abastecidos. “Evidentemente, temos que nos preocupar para não ter nenhum foco de desabastecimento. Hoje, o presidente da Amupe participou das reuniões e nos informará as necessidades para que os municípios já possam contar com o recurso do decreto de emergência”.

Garantia

Nas redes sociais, o governador assegurou que vai fazer o que for possível para manter a ordem pública e os serviços essenciais de Saúde, Segurança e Transporte Público.

 

Fonte: Diário de Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores