12
fevereiro

MPPE recomenda medidas para melhorar condições de trabalho na UPA de Santa Cruz


Foto: Arquivo do Blog.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe que promova ações, no prazo de 30 dias, para ajustar as condições de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento José Vieira Filho.

Segundo o promotor de Justiça Lúcio Malta Cabral, o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco instaurou Processo Administrativo de Fiscalização e promoveu três inspeções na unidade, sendo uma em 2016 e duas em 2017. Nessas inspeções foram encontradas diversas irregularidades, sobretudo em relação ao trabalho dos profissionais de Enfermagem. Em 2019, o Conselho promoveu mais uma visita ao local, tendo encontrado irregularidades técnicas e sanitárias.

O MPPE recomendou que o prefeito Edson Vieira (PSDB), e o secretário de Saúde Dr. Nanau, providenciem a organização da Central de Material Esterilizado da UPA, para evitar o uso de papel seda para processamento de gazes; a criação de mecanismos para dedetização de moscas e outros insetos, procedendo com a limpeza dos ambientes; o cumprimento da NR 32 (Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfuro Cortantes), já que foram encontradas caixas improvisadas acondicionando materiais cortantes, sem qualquer tipo de zelo; e a aquisição ou troca da mobília utilizada para armazenamento dos materiais e medicamentos.

Por fim, o promotor de Justiça orientou que a Prefeitura instale recipientes para armazenamento de sabão e papel toalha nas pias; promova a troca de lixeiros, de modo que seja feita a devida separação dos rejeitos de material biológico em sacos brancos; providencie a Anotação de Responsabilidade Técnica dos Enfermeiros; promova a manutenção dos equipamentos da unidade; e estabeleça uma escala com profissionais de saúde na Sala de Reanimação, a fim de sempre ter alguém presente nesse serviço hospitalar.

Um Comentário

  1. Erika Brito disse:

    Realmente.Estive com meu irmão doente para ser atendido e cheguei a comentar com alguns pacientes sobre s questão de moscas presentes no ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores