15
setembro

Insatisfação


Comerciantes do Calçadão provisório se revoltam com possível mudança do local de seus pontos comerciais

Uma das alegações dos pequenos comerciantes é a possibilidade de perder clientes com mudança de local. Fotos: Thonny Hill.

No fim da manhã desta segunda-feira (15), nossa equipe recebeu a denúncia de pequenos comerciantes do Calçadão provisório, que estão insatisfeitos, segundo eles, por atitudes tomadas pela Prefeitura Municipal.

 

De acordo com eles, a prefeitura, através do Departamento de Feiras e Mercados, estaria realocando esses comerciantes de forma indevida, de modo a que, quando transferidos para as novas instalações do Calçadão Miguel Arraes de Alencar, previsto para inaugurar na próxima quinta-feira (18), eles não ficariam nos mesmos endereços em que se encontram atualmente.

 

Uma das promessas do prefeito Edson Vieira (PSDB), quando apresentou aos feirantes o projeto do Calçadão em 22 de outubro de 2013, é que todos os comerciantes ficariam em seus devidos setores e ruas, de modo a não dificultar a localização por parte dos clientes.

 

Em entrevistas concedidas ao blog, alguns comerciantes que ficam nas ruas laterais ao vão central (que corresponderá aos setores azul e branco do novo local) mostraram sua insatisfação com as mudanças e relataram que receberam documentos de alvarás mostrando a realocação de setor, do azul para o branco.

 

“Nós queremos que todo mundo permaneça no mesmo lugar, como o prefeito deu a palavra que ia ficar todo mundo no lugar e agora tem esses papeis passando para o setor Branco. Ninguém vai aceitar porque, por conta que muita gente de outros setores, que abandonaram bancos quando a feira veio para aqui e agora, depois que começou esse Calçadão, o povo aumentou mais e “os povos” querendo voltar e a gente não pode perder o lugar da gente”, relatou Edjailson Barbosa da Silva, que comercializa em Santa Cruz do Capibaribe há 8 anos e mostra o papel de alvará que comprova a mudança de setor.

 

Os comerciantes alegaram não querer ser transferidos para locais diferentes em detrimento de pessoas que ocuparam o terreno provisório por último, em áreas que foram invadidas.

 

Alguns deles chegaram a afirmar que irão promover um protesto no ato da entrega do espaço, caso a mudança de setores seja mantida.

 

Ouça os relatos de alguns deles clicando no link a seguir: >>>Comerciantes

 

A resposta da Prefeitura

 

Procuramos Sérgio Colino, que é responsável pelo Departamento de Feiras e Mercados do município, e relatamos a denúncia.

 

De acordo com ele, o deslocamento de alguns comerciantes que ficam naquela área vai ter que acontecer e que a mudança afetará comerciantes que ficam nas áreas mais centrais desse setor e não nas esquinas.

 

“Eu tive toda a preocupação de pegar os nomes daquelas pessoas, que são esquina, para não deixar que eles sejam relocados. Eles vão continuar no mesmo local. O que aconteceu… A primeira rua, que foi a que nós emitimos, a Rua A, eu ainda não tinha essa situação em mãos. Quando eu percebi que eu fui para pegar os nomes de todos (os comerciantes), a gente já tinha editado alguns alvarás que, realmente, foram com outros locais, mas que, o pessoal do Vão Central, da feira do Calçadão, vão ficar nos mesmos locais”, frisou.

 

Sérgio frisou que a realocação será de forma que haja adequação também dos demais que foram incluídos por último, que pertenciam a uma área vazia que foi invadida quando as obras foram anunciadas.

 

Essa quantidade de invasores completa o total de 4 mil famílias que serão beneficiadas com o projeto.

 

Sergio Colino relatou também que, quem tiver alguma dúvida em relação aos alvarás ou pontos, deve se dirigir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que fica localizada na Avenida Padre Zuzinha, em frente a prefeitura ou, a partir da próxima terça-feira (23), nas últimas ruas do Setor Verde do Calçadão.

 

Ouça a entrevista completa com Sérgio Colino, clicando no link a seguir: >>>Sergio Colino

Um Comentário

  1. tatiane baltazar xavier disse:

    OLÁ NEY MEU NOME É TATIANE TRABALHO A 8 ANOS NO POEIRÃO E TUDO QUE OS COMERCIANTES ESTÃO FALANDO É VERDADE EU PARTICIPEI DE TODAS AS REUNIOES SOBRE O PROJETO DO CALÇADÃO E O PREFEITO PROMETEU QUE AO VOLTARMOS TODOS NOS IAMOS VOLTAR PARA O MESMO LOCAL COISA QUE NÃO ESTAR ACONTECENDO FALO PORQUE ESTAR ACONTECENDO COMIGO POIS MEU LOCAL DE TRABALHO É NA RUA(A) ALA( 02) NUMERO DO BANCO 24 E AGORA EU RECEBI O ALVARA MEU LOCAL DE TRABALHO VAI SER RUA( A) ALA( 03) NUMERO DO BANCO 52 E EU ASSIM COMO TODOS QUEREMOS FICAR NO MESMO LOCAL POIS NÓS NÃO TEMOS CULPA DAS PESSOAS TER ABANDONADOS SEUS LUGARES E AGORA QUEREM VOLTAR .MATS TODOS SABEM QUEM TEM O DIREITO SOMOS NÓS QUE PASSAMOS DIAS DE CHUVAS, POEIRA E O CALOR E PAGAMOS A PREFEITURA TODAS SEMANA SERA QUE O PREFEITO VAI VOLTAR ATRAS E DESCOMPRI O QUE ELE NOS PROMETEU .E OUTRA COISA A RUA A SEMPRE EXISTIU SE SERGIO COLINO NÃO SABIA É PORQUE ELE NUNCA FOI LA´NO CALÇADAO ACONTECE QUE TODA VEZ QUE VAI AVER MUNDANÇA ELES AUMENTA UMA RUA A MAIS NA RUA( A) PORQUE NO COMEÇO A RUA( A) ERA RUA UNICA E AGORA COM ESSA MUDANÇA VAI EM ALA 03 E CADA VEZ MAIS AGENTE FICANDO PRA TRÁS E EU QUERO O MEU LUGAR PORQUE O PREFEITO PROMETEU, E CADA UM DE NÓS TEMOS GUARDADO O CADASTRO COM A ALA O NUMERO DO BANCO E A RUA PARA DEPOIS QUE VOLTASSEMOS CONFERIR SE ERA O MESMO LOCAL .EU TE AGRADEÇO SE VC FALAR ALGO POR NÓS PORQUE ESTAMOS PRECULPADOS E NÃO ACHAMOS JUSTO O QUE ESTÃO FAZENDO COM TODOS NÓS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores