25
maio

Fotos revelam problemas na Escola José Francelino Aragão


Blog do Ney Lima em parceria com o COMDECA mostra sua segunda reportagem

especial sobre a situação das escolas públicas de Santa Cruz do Capibaribe 

 

O Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (COMDECA) fez recentemente uma visita, a mais uma das escolas santa-cruzenses. Dessa vez, foi a Escola José Francelino Aragão, localizada na Avenida 29 de Dezembro.

 

O Blog do Ney Lima teve acesso as fotos feitas pelo órgão e as imagens mostravam que a escola estava com diversos problemas tais como:  ventiladores quebrados, portas quebradas e sem maçanetas, banheiros em mau estado de conservação, móveis quebrados, lixo nas dependências externas, telhado e lousas danificadas, além de instalações elétricas a mostra. Tais problemas, segundo o COMDECA, estaria prejudicando os estudantes no processo de aprendizagem.

 

 

Fotos cedidas pelo COMDECA, em visita a Escola José Francelino Aragão.

 

 

 

 

Diretora Tiara Santana se justifica

 

A escola, que conta com quase 1000 alunos, atende a diversos bairros, destacando- se o São Miguel, Santo Agostinho, São Cristóvão e outros bairros mais afastados como Gavião e do Oscarsão.Sefundo a diretora, a falta de verbas para a manutenção da escola e também alguns atos de vandalismo seriam os principais responsáveis pela degradação do local, onde ela afirmou: “Este ano ainda nãorecebemos verbas, estamos nos virando e trabalhando no vermelho. Por questão de confiança, pois nossos fornecedores  confiam que irei pagar, então nos fornece o básico que precisamos”.

 

O Blog do Ney Lima fez uma entrevista com Tiara Santana, que é diretora e está a frente da escola desde 2007. Confira o que ela afirmou sobre os problemas da escola:

 

Ventiladores Quebrados

 

Sobre os ventiladores, a diretora afirmou que todas as salas receberam ventiladores, no ano de 2009 e que foram repostos no ano de 2010. Mas alguns alunos acabaram danificando os aparelhos. Sobre isso, ela afirmou: “Em 2009, todas as salas receberam 2 ventiladores, sendo repostos no ano de 2010, mas os próprios alunos chegam mexer neles com a intenção de direcionar o vento, criando problemas, também tivemos vandalismo, que quando identificados foram solucionados. Hoje precisamos de conserto ou da trocas de alguns ventiladores”.

 

Portas quebradas e sem maçanetas

 

Sobre as portas quebradas, a diretora afirmou que a Secretaria de Educação havia trocado as portas das salas, mas a fragilidade do material, aliado ao uso dos alunos, contribuiu para que as mesmas estivesse hoje danificadas. Sobre isso, ela afirmou: “A engenharia da Secretaria de Educação em 2009 trocou as portas das salas, porém o material utilizado é de certa forma frágil (porta prensada), para o uso de muitas pessoas, principalmente crianças e adolescentes. Embora seja errado, sabemos que alguns alunos conscientemente ou extravazando suas energias acabam atingindo as portas. Também tivemos reposição e teremos”.

 

Precariedade nos banheiros

 

Sobre os banheiros, a diretora culpa o mau assentamento dos vasos sanitários, o que fez com que os mesmos quebrassem. Sobre isso, ela afirmou: “Este ano tivemos 04 vasos sanitários quebrados, neste caso não culpo ninguém, pois foram 03  dos banheiros dos alunos (feminino e masculino) e 01 (um da sala dos professores). Então acho que eles foram mal assentados. Aguardo dinheiro para sua reposição.

 

Móveis danificados

 

Segundo a diretora, a foto do COMDECA foi retirada no dia da remoção dos móveis e que o birô danificado foi quebrado, acidentalmente, por um dos alunos: “Esta foto foi tirada em um dia em fazíamos a remoção de todo material quebrado e esse birô foi quebrado por um aluno que ao sentar nele bruscamente acabou danificando-o”, afirmou.

 

Telhado Danificado

 

Segundo a diretora, a Secretaria de Educação identificou que a escola necessitava ser retelhada, mas as telhas atuais seriam antigas e dificeis de encontrar. Então, algumas telhas foram retiradas do local da foto para ser colocadas naquelas das salas de aulas, que estariam danificadas: “Através de ofício e levantamento a secretaria identificou que precisávamos retelhar a escola, contudo estas telhas são do tempo da fundação da Escola, e além de serem caras desconheço onde são vendidas. Então os trabalhadores contratados pela Secretaria de Educação, com a supervisão de um engenheiro, revolveram tirar algumas telhas da ponta para substituírem telhas quebradas das salas de aula. Isto fugiu de minha competência, pois foram pessoas especializadas que realizaram esse trabalho da SEDUC”, afirmou.

 

Lousas Danificadas

 

Segundo a diretora, a manutenção das lousas sempre é feita, mas estaria esperando a chegada das verbas para repor as danificadas: “Sempre estamos fazendo a manutenção dos quadros brancos, pois com o passar do tempo precisamos trocar a fórmica branca deles. Apenas esse quadro apresenta maiores problemas. Aguardo as verbas chegarem para essa reposição”, afirmou.

 

Instalações elétrica duvidosas

 

A diretora afirmou que toda a parte elétrica da escola foi refeita, no ano de 2009 e que algumas estariam danificadas pou mau uso dos alunos: “Internamente toda parte elétrica da escola foi refeita em 2009, com o uso de canuite externo, mas trabalhamos com pessoas, que usam e abusam do público, e infelizmente, desconheço a razão de como foi retirada a tampa deste interruptor de energia. Pois temos um eletricista que faz a manutenção periodicamente, comprovada pelos alunos. Este ano paguei parte do que devo, do meu próprio dinheiro, devendo realizar o pagamento restante quando chegar a devida verba”, afirmou.

 

Lixo nas dependências externas

 

Sobre o entulho nas dependencias externas da escola, a diretora afirmou que o mesmo será retirado quando chegarem as verbas para pagar o serviço: “Este entulho de obras será retirado quando pudermos pagar, isto é quando recebermos as verbas necessárias”, finalizou a diretora.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores